Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luizhenriquecorreaandres.pdfPDF/A7.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Composição para teclados vintage uma investigação sobre o timbre do piano elétrico rhodes e suas influências no fazer composicional
Autor(es): Andrès, Luiz Henrique Corrêa
Primeiro Orientador: Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
Membro da banca: Santana, Fernando Vago
Membro da banca: Díaz, Bryan Holmes
Resumo: O presente projeto propõe investigar o uso de timbres de teclados vintage no processo de composição musical, com foco específico no timbre do teclado eletromecânico Rhodes. Partindo do ineditismo do tema do piano elétrico Rhodes e composições para seu timbre dentro da academia brasileira, a pesquisa abordará suas características sonoras, tanto em sua forma pura quanto resultantes da utilização de efeitos externos, analisando seu uso na música pop da segunda metade do século XX e início do século XXI, além de apresentar breves recortes históricos. O objetivo é produzir uma coletânea de composições musicais inéditas, resultantes de uma investigação teórico-prática das possibilidades sonoras do Rhodes, tanto em sua forma "limpa" quanto com a utilização de pedais e efeitos externos, aplicados in loco ou em pós-produção. O trabalho parte da pesquisa de materiais escritos e audiovisuais para sua contextualização histórica e adota uma abordagem flexível na composição, permitindo que cada obra explore diferentes metodologias, de acordo com suas demandas e propostas. O resultado consiste em seis composições: duas utilizando o timbre em sua forma pura e quatro processadas por efeitos de modulação. Assim, a pesquisa contribui para ampliar os horizontes da composição, análise e performance musical no contexto acadêmico.
Abstract: This project investigates the use of vintage keyboard timbres in the process of musical composition, with a specific focus on the timbre of the electromechanical Rhodes piano. Considering the novelty of the theme within Brazilian academia, the research explores its sonic characteristics both in their pure form and as shaped by external effects, analyzing its presence in popular music from the second half of the twentieth century to the early twenty-first century, while also presenting brief historical perspectives. The aim is to produce a collection of original musical works resulting from a theoretical and practical investigation of the Rhodes’ sonic possibilities, both in its “clean” form and with the use of pedals and external effects, applied either in performance or in post-production. The work relies on written and audiovisual materials for historical contextualization and adopts a flexible compositional approach, allowing each piece to explore distinct methodologies according to its demands and proposals. The outcome consists of six compositions: two employing the timbre in its pure form and four processed through modulation effects. Thus, the research contributes to expanding the horizons of composition, analysis, and performance within the academic context.
Palavras-chave: Rhodes
Piano elétrico
Timbre
Composição
Vintage
Electric piano
Composition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654
Data do documento: 22-Set-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons