Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizhenriquecorreaandres.pdfPDF/A7.02 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673981788072449pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Fernando Vago-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3432537740300931pt_BR
dc.contributor.referee2Díaz, Bryan Holmes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000657659880416pt_BR
dc.creatorAndrès, Luiz Henrique Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1162950537447167pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-22T15:58:16Z-
dc.date.available2025-10-22-
dc.date.available2025-10-22T15:58:16Z-
dc.date.issued2025-09-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19654-
dc.description.abstractThis project investigates the use of vintage keyboard timbres in the process of musical composition, with a specific focus on the timbre of the electromechanical Rhodes piano. Considering the novelty of the theme within Brazilian academia, the research explores its sonic characteristics both in their pure form and as shaped by external effects, analyzing its presence in popular music from the second half of the twentieth century to the early twenty-first century, while also presenting brief historical perspectives. The aim is to produce a collection of original musical works resulting from a theoretical and practical investigation of the Rhodes’ sonic possibilities, both in its “clean” form and with the use of pedals and external effects, applied either in performance or in post-production. The work relies on written and audiovisual materials for historical contextualization and adopts a flexible compositional approach, allowing each piece to explore distinct methodologies according to its demands and proposals. The outcome consists of six compositions: two employing the timbre in its pure form and four processed through modulation effects. Thus, the research contributes to expanding the horizons of composition, analysis, and performance within the academic context.pt_BR
dc.description.resumoO presente projeto propõe investigar o uso de timbres de teclados vintage no processo de composição musical, com foco específico no timbre do teclado eletromecânico Rhodes. Partindo do ineditismo do tema do piano elétrico Rhodes e composições para seu timbre dentro da academia brasileira, a pesquisa abordará suas características sonoras, tanto em sua forma pura quanto resultantes da utilização de efeitos externos, analisando seu uso na música pop da segunda metade do século XX e início do século XXI, além de apresentar breves recortes históricos. O objetivo é produzir uma coletânea de composições musicais inéditas, resultantes de uma investigação teórico-prática das possibilidades sonoras do Rhodes, tanto em sua forma "limpa" quanto com a utilização de pedais e efeitos externos, aplicados in loco ou em pós-produção. O trabalho parte da pesquisa de materiais escritos e audiovisuais para sua contextualização histórica e adota uma abordagem flexível na composição, permitindo que cada obra explore diferentes metodologias, de acordo com suas demandas e propostas. O resultado consiste em seis composições: duas utilizando o timbre em sua forma pura e quatro processadas por efeitos de modulação. Assim, a pesquisa contribui para ampliar os horizontes da composição, análise e performance musical no contexto acadêmico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRhodespt_BR
dc.subjectPiano elétricopt_BR
dc.subjectTimbrept_BR
dc.subjectComposiçãopt_BR
dc.subjectVintagept_BR
dc.subjectElectric pianopt_BR
dc.subjectCompositionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleComposição para teclados vintage uma investigação sobre o timbre do piano elétrico rhodes e suas influências no fazer composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons