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Clase: Dissertação
Título : A formação continuada de professores nas reuniões pedagógicas de uma escola estadual de Viçosa (MG)
Autor(es): Souza, José Nelson da Silveira e
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Magaldi, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar de que maneira as reuniões pedagógicas realizadas na Escola Estadual Alice Loureiro (EEAL), em Viçosa (MG), configuram-se como um espaço de formação continuada dos professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com predominância qualitativa, configurada como estudo de caso. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com um grupo de professores, cujas respostas subsidiaram a elaboração de um questionário aplicado, em seguida, aos professores efetivos da escola. A análise concentrou-se nas percepções dos docentes, com foco nas potencialidades e fragilidades da formação continuada desenvolvida no contexto das atividades extraclasse. Entre as potencialidades, destacam-se o reconhecimento da importância da formação pelos próprios docentes e o envolvimento em ações formativas externas. Entre as fragilidades, evidenciam-se a centralidade das pautas administrativas, a escuta limitada das demandas dos professores, a ausência de estratégias formativas contextualizadas e a precariedade da infraestrutura disponível. Com base nesses achados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propostas voltadas à qualificação das reuniões pedagógicas como espaço formativo no cotidiano escolar. O referencial teórico sustenta-se em autores como Imbernón, Nóvoa, Tardif, Gatti, Libâneo e Oliveira, além das normativas educacionais que regulamentam a formação continuada no Brasil e em Minas Gerais. A pesquisa reafirma a importância de consolidar uma cultura formativa no interior das escolas públicas, reconhecendo as reuniões pedagógicas como instrumento estratégico para o desenvolvimento profissional docente.
Resumen : This dissertation aims to analyze how pedagogical meetings held at Alice Loureiro State School (EEAL), located in Viçosa, Minas Gerais, serve as a space for the continuing professional development of teachers. The study adopts a mixedmethods approach, predominantly qualitative, and is designed as a case study. Initially, interviews were conducted with a randomly selected group of teachers, whose responses informed the development of a questionnaire subsequently administered to the school’s tenured teaching staff. The analysis focused on teachers’ perceptions, highlighting both the strengths and limitations of continuing education initiatives carried out in the context of extracurricular activities. Among the strengths are teachers’ recognition of the importance of professional development and their engagement in external training programs. The main limitations include the predominance of administrative agendas, limited responsiveness to teachers’ needs, the absence of context-specific training strategies, and inadequate infrastructure. Based on these findings, an Educational Action Plan (EAP) was developed to enhance pedagogical meetings as meaningful opportunities for professional learning within the school environment. The theoretical framework draws on the works of Imbernón, Nóvoa, Tardif, Gatti, Libâneo, and Oliveira, as well as educational policies that govern continuing teacher education in Brazil and in the state of Minas Gerais. The study reaffirms the importance of cultivating a culture of professional learning within public schools, recognizing pedagogical meetings as a strategic tool for teacher development.
Palabras clave : Formação continuada
Reuniões pedagógicas
Percepções docentes
Desenvolvimento profissional docente
Continuing professional development
Pedagogical meetings
Teacher perceptions
Teacher professional growth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19488
Fecha de publicación : 8-ago-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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