Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19488
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josenelsondasilveiraesouza.pdfPDF/A1.81 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Magaldi, Carolina Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5835701671468672pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541926142657542pt_BR
dc.creatorSouza, José Nelson da Silveira e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3969842141534496pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-29T11:28:22Z-
dc.date.available2025-09-26-
dc.date.available2025-09-29T11:28:22Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19488-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how pedagogical meetings held at Alice Loureiro State School (EEAL), located in Viçosa, Minas Gerais, serve as a space for the continuing professional development of teachers. The study adopts a mixedmethods approach, predominantly qualitative, and is designed as a case study. Initially, interviews were conducted with a randomly selected group of teachers, whose responses informed the development of a questionnaire subsequently administered to the school’s tenured teaching staff. The analysis focused on teachers’ perceptions, highlighting both the strengths and limitations of continuing education initiatives carried out in the context of extracurricular activities. Among the strengths are teachers’ recognition of the importance of professional development and their engagement in external training programs. The main limitations include the predominance of administrative agendas, limited responsiveness to teachers’ needs, the absence of context-specific training strategies, and inadequate infrastructure. Based on these findings, an Educational Action Plan (EAP) was developed to enhance pedagogical meetings as meaningful opportunities for professional learning within the school environment. The theoretical framework draws on the works of Imbernón, Nóvoa, Tardif, Gatti, Libâneo, and Oliveira, as well as educational policies that govern continuing teacher education in Brazil and in the state of Minas Gerais. The study reaffirms the importance of cultivating a culture of professional learning within public schools, recognizing pedagogical meetings as a strategic tool for teacher development.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar de que maneira as reuniões pedagógicas realizadas na Escola Estadual Alice Loureiro (EEAL), em Viçosa (MG), configuram-se como um espaço de formação continuada dos professores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, com predominância qualitativa, configurada como estudo de caso. Inicialmente, foram realizadas entrevistas com um grupo de professores, cujas respostas subsidiaram a elaboração de um questionário aplicado, em seguida, aos professores efetivos da escola. A análise concentrou-se nas percepções dos docentes, com foco nas potencialidades e fragilidades da formação continuada desenvolvida no contexto das atividades extraclasse. Entre as potencialidades, destacam-se o reconhecimento da importância da formação pelos próprios docentes e o envolvimento em ações formativas externas. Entre as fragilidades, evidenciam-se a centralidade das pautas administrativas, a escuta limitada das demandas dos professores, a ausência de estratégias formativas contextualizadas e a precariedade da infraestrutura disponível. Com base nesses achados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propostas voltadas à qualificação das reuniões pedagógicas como espaço formativo no cotidiano escolar. O referencial teórico sustenta-se em autores como Imbernón, Nóvoa, Tardif, Gatti, Libâneo e Oliveira, além das normativas educacionais que regulamentam a formação continuada no Brasil e em Minas Gerais. A pesquisa reafirma a importância de consolidar uma cultura formativa no interior das escolas públicas, reconhecendo as reuniões pedagógicas como instrumento estratégico para o desenvolvimento profissional docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectReuniões pedagógicaspt_BR
dc.subjectPercepções docentespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_BR
dc.subjectContinuing professional developmentpt_BR
dc.subjectPedagogical meetingspt_BR
dc.subjectTeacher perceptionspt_BR
dc.subjectTeacher professional growthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores nas reuniões pedagógicas de uma escola estadual de Viçosa (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons