Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19039
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yasmindasilvarocha.pdfPDF/A1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Análise do desempenho nas avaliações em larga escala de língua portuguesa: um estudo na Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca
Autor(es): Rocha, Yasmin da Silva
Primeiro Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Membro da banca: Ramos, Maria Rita Neves
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que contribuem para o desempenho abaixo do esperado dos estudantes em Língua Portuguesa nas avaliações externas, na Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca, em Vespasiano, Minas Gerais, e quais estratégias a equipe gestora pode utilizar para reduzir esses fatores. Buscamos identificar os fatores que contribuem para o desempenho abaixo do esperado dos estudantes em Língua Portuguesa nas avaliações externas na referida escola; analisar como os fatores identificados afetam o desempenho dos estudantes nas avaliações externas na escola pesquisada e propor um plano de ação, a ser realizado pela equipe gestora, com estratégias de melhoria para o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa na E.E. Maria da Piedade Fonseca. Este tema foi escolhido devido à atuação profissional da pesquisadora como professora de Língua Portuguesa nesta instituição de ensino. Além disso, no ano de 2022, mais da metade dos estudantes do Ensino Médio da escola apresentaram desempenho abaixo do esperado nas avaliações externas realizadas na escola. Assim, é importante identificar possíveis caminhos de melhoria para o desempenho dos estudantes, a fim de melhorar as estratégias pedagógicas adotadas na escola, tanto pela gestão quanto pelos docentes que atuam na referida escola. Para a realização do trabalho, será utilizada uma abordagem mista, quanti-quali, além de revisão literária de pesquisas anteriores sobre avaliações em larga escala.
Abstract: This research aims to investigate the factors that contribute to the below-expected performance of students in Portuguese Language in external assessments, at Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca, in Vespasiano, Minas Gerais, and what strategies the management team can use to reduce these factors. We seek to identify the factors that contribute to the below-expected performance of students in Portuguese Language in external assessments at the aforementioned school; analyze how the identified factors affect the performance of students in external assessments at the school studied and propose an action plan, to be carried out by the management team, with strategies to improve the performance of students in Portuguese Language at E.E. Maria da Piedade Fonseca. This topic was chosen due to the researcher's professional work as a Portuguese Language teacher at this educational institution. In addition, in 2022, more than half of the school's high school students performed below expectations in external assessments carried out at the school. Therefore, it is important to identify possible ways to improve student performance in order to improve the pedagogical strategies adopted at the school, both by management and by teachers working at the school. To carry out the work, a mixed quantitative and qualitative approach will be used, in addition to a literature review of previous research on large-scale assessments.
Palavras-chave: Avaliação em larga escala
Gestão de resultados
Desempenho
Língua portuguesa
Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca
Large-scale assessment
Results management
Performance
Portuguese language
Maria da Piedade Fonseca State School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19039
Data do documento: 7-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons