Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19039
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
yasmindasilvarocha.pdfPDF/A1.6 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3223482228906928pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.contributor.referee2Ramos, Maria Rita Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1918757035957171pt_BR
dc.creatorRocha, Yasmin da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-14T15:00:55Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-14T15:00:55Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19039-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the factors that contribute to the below-expected performance of students in Portuguese Language in external assessments, at Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca, in Vespasiano, Minas Gerais, and what strategies the management team can use to reduce these factors. We seek to identify the factors that contribute to the below-expected performance of students in Portuguese Language in external assessments at the aforementioned school; analyze how the identified factors affect the performance of students in external assessments at the school studied and propose an action plan, to be carried out by the management team, with strategies to improve the performance of students in Portuguese Language at E.E. Maria da Piedade Fonseca. This topic was chosen due to the researcher's professional work as a Portuguese Language teacher at this educational institution. In addition, in 2022, more than half of the school's high school students performed below expectations in external assessments carried out at the school. Therefore, it is important to identify possible ways to improve student performance in order to improve the pedagogical strategies adopted at the school, both by management and by teachers working at the school. To carry out the work, a mixed quantitative and qualitative approach will be used, in addition to a literature review of previous research on large-scale assessments.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar os fatores que contribuem para o desempenho abaixo do esperado dos estudantes em Língua Portuguesa nas avaliações externas, na Escola Estadual Maria da Piedade Fonseca, em Vespasiano, Minas Gerais, e quais estratégias a equipe gestora pode utilizar para reduzir esses fatores. Buscamos identificar os fatores que contribuem para o desempenho abaixo do esperado dos estudantes em Língua Portuguesa nas avaliações externas na referida escola; analisar como os fatores identificados afetam o desempenho dos estudantes nas avaliações externas na escola pesquisada e propor um plano de ação, a ser realizado pela equipe gestora, com estratégias de melhoria para o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa na E.E. Maria da Piedade Fonseca. Este tema foi escolhido devido à atuação profissional da pesquisadora como professora de Língua Portuguesa nesta instituição de ensino. Além disso, no ano de 2022, mais da metade dos estudantes do Ensino Médio da escola apresentaram desempenho abaixo do esperado nas avaliações externas realizadas na escola. Assim, é importante identificar possíveis caminhos de melhoria para o desempenho dos estudantes, a fim de melhorar as estratégias pedagógicas adotadas na escola, tanto pela gestão quanto pelos docentes que atuam na referida escola. Para a realização do trabalho, será utilizada uma abordagem mista, quanti-quali, além de revisão literária de pesquisas anteriores sobre avaliações em larga escala.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectGestão de resultadospt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEscola Estadual Maria da Piedade Fonsecapt_BR
dc.subjectLarge-scale assessmentpt_BR
dc.subjectResults managementpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectMaria da Piedade Fonseca State Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho nas avaliações em larga escala de língua portuguesa: um estudo na Escola Estadual Maria da Piedade Fonsecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons