https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| claudiadepaulapinto.pdf | 752.56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| Clase: | Dissertação |
| Título : | Atalhos para o sucesso |
| Autor(es): | Pinto, Claudia de Paula |
| Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
| Miembros Examinadores: | Magrone, Eduardo |
| Miembros Examinadores: | Lacerda, Wania Maria Guimaraes |
| Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apreender as razões que levam alguns alunos e/ou suas famílias a utilizarem “atalhos” como a transferência escolar de uma escola privada para uma escola pública e o curso supletivo para driblar as situações de risco escolar, como a reprovação. A pesquisa foi desenvolvida junto a cinco famílias pertencentes à classe média e residentes na cidade de Ouro Preto. Os recursos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário socioeconômico e escolar. As informações coletadas no decorrer da pesquisa foram analisadas à luz de um referencial teórico que privilegia a temática da escolarização das camadas sociais privilegiadas. Essa literatura tem demonstrado que o uso de estratégias preventivas ou compensatórias se configura como uma das características das classes privilegiadas que buscam com esse mecanismo potencializar as chances de sucesso escolar e social dos filhos. Tal parcela da sociedade é portadora de privilégios econômicos, sociais e culturais que conferem a esse grupo social o “senso do jogo” ou resultam em um capital informacional que funciona como um recurso extra, possibilitando a esse grupo social tomar atitudes adequadas em determinadas situações, driblando os riscos de insucesso. Esses grupos sociais não abrem espaço ao acaso e lançam todos os seus trunfos para a maximização do sucesso escolar e social dos seus filhos. |
| Resumen : | - |
| Palabras clave : | Estratégias escolares Trajetórias escolares Escolarização das classes médias |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Sigla de la Instituición: | UFJF |
| Departamento: | Faculdade de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949 |
| Fecha de publicación : | 31-mar-2009 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
