https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| claudiadepaulapinto.pdf | 752.56 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Dissertação |
| Title: | Atalhos para o sucesso |
| Author: | Pinto, Claudia de Paula |
| First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
| Referee Member: | Magrone, Eduardo |
| Referee Member: | Lacerda, Wania Maria Guimaraes |
| Resumo: | A presente dissertação é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi apreender as razões que levam alguns alunos e/ou suas famílias a utilizarem “atalhos” como a transferência escolar de uma escola privada para uma escola pública e o curso supletivo para driblar as situações de risco escolar, como a reprovação. A pesquisa foi desenvolvida junto a cinco famílias pertencentes à classe média e residentes na cidade de Ouro Preto. Os recursos metodológicos utilizados foram a entrevista semi-estruturada e o questionário socioeconômico e escolar. As informações coletadas no decorrer da pesquisa foram analisadas à luz de um referencial teórico que privilegia a temática da escolarização das camadas sociais privilegiadas. Essa literatura tem demonstrado que o uso de estratégias preventivas ou compensatórias se configura como uma das características das classes privilegiadas que buscam com esse mecanismo potencializar as chances de sucesso escolar e social dos filhos. Tal parcela da sociedade é portadora de privilégios econômicos, sociais e culturais que conferem a esse grupo social o “senso do jogo” ou resultam em um capital informacional que funciona como um recurso extra, possibilitando a esse grupo social tomar atitudes adequadas em determinadas situações, driblando os riscos de insucesso. Esses grupos sociais não abrem espaço ao acaso e lançam todos os seus trunfos para a maximização do sucesso escolar e social dos seus filhos. |
| Abstract: | - |
| Keywords: | Estratégias escolares Trajetórias escolares Escolarização das classes médias |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2949 |
| Issue Date: | 31-Mar-2009 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
