https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19504
File | Description | Size | Format | |
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wanubiadematosferrazsantos.pdf | PDF/A | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A apropriação dos resultados do Proeb em língua portuguesa para o uso pedagógico da Escola Estadual Joel Mares |
Author: | Santos, Wanúbia de Matos Ferraz |
First Advisor: | Rezende, Wagner Silveira |
Referee Member: | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva |
Referee Member: | Soares Neto, Joaquim José |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – PPGP. O estudo de caso apresentado, busca compreender como a gestão pedagógica pode fomentar o uso dos resultados da Avaliação Externa Somativa em Língua Portuguesa, para que esses sejam utilizados no planejamento de ensino da Escola Estadual Joel Mares, situada na cidade de Almenara – MG. O principal objetivo é analisar quais são os entraves para a apropriação dos resultados das avaliações sistêmicas na proposta pedagógica e para aprimoramento das condições de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos específicos apresentados para melhor compreensão deste estudo de caso foram: (i) compreender como a E. E. Joel Mares trabalha com os resultados da Avaliação Externa Somativa; (ii) analisar como os dados das avaliações podem ser utilizados como instrumento norteador do processo de ensino-aprendizagem; (iii) propor um Plano de Ação Educacional com foco em desenvolver práticas e estratégias eficazes para a apropriação dos resultados das avaliações externas somativas. Como referencial teórico adotamos as contribuições dos seguintes autores: Bauer (2020), Bonanino et al. (2012), Boudett et al. (2020), Burgos (2020), Fernandes et al. (2020), Gatti (2008), Lelis et al. (2019), Lück (2009), Pontes (2012), Soares (2016), e Sousa (2014), pois eles tratam de temas que envolvem as avaliações em larga escala e a utilização de seus resultados como uma referência para o planejamento pedagógico. Para este estudo de caso, utilizamos como percurso metodológico diferentes instrumentos, como levantamento bibliográfico e documental, análise dos dados educacionais, pesquisa de campo utilizando questionários e entrevistas estruturadas com as equipes gestora e pedagógica e os docentes que lecionam o conteúdo curricular de língua portuguesa. Por fim, é proposto para E.E. Joel Mares, a construção de um Plano de Ação Educacional – PAE, visando adotar medidas para enfrentar os desafios diagnosticados na apropriação dos resultados das avaliações sistêmicas, cooperando para a utilização de práticas e estratégias de ensino no planejamento pedagógico, melhorando as condições de aprendizagem dos estudantes. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP). The case study presented aims to understand how pedagogical management can promote the use of results from the External Summative Assessment in Portuguese Language, intending to integrate these results into teaching planning at Joel Mares State School, located in the city of Almenara – MG. The primary objective is to analyze the obstacles to the appropriation of the results of systemic assessments in the pedagogical proposal and to improve the learning conditions of students. The specific objectives presented for a better understanding of this case study were: (i) to describe how the Joel Mares State School works with the results of the External Summative Assessment; (ii) to analyze how the assessment data can be used as a guiding instrument in the teaching-learning process; (iii) to propose an Educational Action Plan focused on developing effective practices and strategies for the appropriation of the results of external summative assessments. As a theoretical framework, we adopted the contributions of the following authors: Bauer (2020), Bonanino et al. (2012), Boudett et al. (2020), Burgos (2020), Fernandes et al. (2020), Gatti (2008), Lelis et al. (2019), Lück (2009), Pontes (2012), Soares (2016), and Sousa (2014), as they deal with topics involving large-scale assessments and the use of their results as a reference for pedagogical planning. For this case study, we used employed various methodological instruments as a path, including bibliographic and documentary survey, analysis of educational data, field research using questionnaires and structured interviews with the management and pedagogical teams, and the teachers who teach the Portuguese language curriculum content. Finally, it is proposed for E.E. Joel Mares, the construction of an Educational Action Plan (PAE), aiming to adopt measures to face the challenges diagnosed in the appropriation of the results of systemic evaluations, cooperating for the use of teaching practices and strategies in pedagogical planning, improving the learning conditions of students. |
Keywords: | Avaliações sistêmicas Avaliações sistêmicas SIMAVE Apropriação de dados Estratégias pedagógicas Systemic assessments Summative assessments Data appropriation Pedagogical strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19504 |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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