Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19504
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wanubiadematosferrazsantos.pdfPDF/A1.2 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1594664312846964pt_BR
dc.creatorSantos, Wanúbia de Matos Ferraz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-01T15:30:45Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-10-01T15:30:45Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19504-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Assessment of Public Education (PPGP). The case study presented aims to understand how pedagogical management can promote the use of results from the External Summative Assessment in Portuguese Language, intending to integrate these results into teaching planning at Joel Mares State School, located in the city of Almenara – MG. The primary objective is to analyze the obstacles to the appropriation of the results of systemic assessments in the pedagogical proposal and to improve the learning conditions of students. The specific objectives presented for a better understanding of this case study were: (i) to describe how the Joel Mares State School works with the results of the External Summative Assessment; (ii) to analyze how the assessment data can be used as a guiding instrument in the teaching-learning process; (iii) to propose an Educational Action Plan focused on developing effective practices and strategies for the appropriation of the results of external summative assessments. As a theoretical framework, we adopted the contributions of the following authors: Bauer (2020), Bonanino et al. (2012), Boudett et al. (2020), Burgos (2020), Fernandes et al. (2020), Gatti (2008), Lelis et al. (2019), Lück (2009), Pontes (2012), Soares (2016), and Sousa (2014), as they deal with topics involving large-scale assessments and the use of their results as a reference for pedagogical planning. For this case study, we used employed various methodological instruments as a path, including bibliographic and documentary survey, analysis of educational data, field research using questionnaires and structured interviews with the management and pedagogical teams, and the teachers who teach the Portuguese language curriculum content. Finally, it is proposed for E.E. Joel Mares, the construction of an Educational Action Plan (PAE), aiming to adopt measures to face the challenges diagnosed in the appropriation of the results of systemic evaluations, cooperating for the use of teaching practices and strategies in pedagogical planning, improving the learning conditions of students.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública – PPGP. O estudo de caso apresentado, busca compreender como a gestão pedagógica pode fomentar o uso dos resultados da Avaliação Externa Somativa em Língua Portuguesa, para que esses sejam utilizados no planejamento de ensino da Escola Estadual Joel Mares, situada na cidade de Almenara – MG. O principal objetivo é analisar quais são os entraves para a apropriação dos resultados das avaliações sistêmicas na proposta pedagógica e para aprimoramento das condições de aprendizagem dos estudantes. Os objetivos específicos apresentados para melhor compreensão deste estudo de caso foram: (i) compreender como a E. E. Joel Mares trabalha com os resultados da Avaliação Externa Somativa; (ii) analisar como os dados das avaliações podem ser utilizados como instrumento norteador do processo de ensino-aprendizagem; (iii) propor um Plano de Ação Educacional com foco em desenvolver práticas e estratégias eficazes para a apropriação dos resultados das avaliações externas somativas. Como referencial teórico adotamos as contribuições dos seguintes autores: Bauer (2020), Bonanino et al. (2012), Boudett et al. (2020), Burgos (2020), Fernandes et al. (2020), Gatti (2008), Lelis et al. (2019), Lück (2009), Pontes (2012), Soares (2016), e Sousa (2014), pois eles tratam de temas que envolvem as avaliações em larga escala e a utilização de seus resultados como uma referência para o planejamento pedagógico. Para este estudo de caso, utilizamos como percurso metodológico diferentes instrumentos, como levantamento bibliográfico e documental, análise dos dados educacionais, pesquisa de campo utilizando questionários e entrevistas estruturadas com as equipes gestora e pedagógica e os docentes que lecionam o conteúdo curricular de língua portuguesa. Por fim, é proposto para E.E. Joel Mares, a construção de um Plano de Ação Educacional – PAE, visando adotar medidas para enfrentar os desafios diagnosticados na apropriação dos resultados das avaliações sistêmicas, cooperando para a utilização de práticas e estratégias de ensino no planejamento pedagógico, melhorando as condições de aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações sistêmicaspt_BR
dc.subjectAvaliações sistêmicaspt_BR
dc.subjectSIMAVEpt_BR
dc.subjectApropriação de dadospt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectSystemic assessmentspt_BR
dc.subjectSummative assessmentspt_BR
dc.subjectData appropriationpt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA apropriação dos resultados do Proeb em língua portuguesa para o uso pedagógico da Escola Estadual Joel Marespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons