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Clase: Dissertação
Título : O eixo de oralidade em materiais didáticos: por uma defesa do oral autônomo
Autor(es): Leão, Maria Amanda de Aquino
Orientador: Fonseca, Carolina Alves
Miembros Examinadores: Sigiliano, Natália Sathler
Miembros Examinadores: Batista-Santos, Dalve Oliveira
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2011), produzida no contexto do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – da Universidade Federal de Juiz de Fora. A pesquisa pretende, de forma geral, discutir o trabalho com a oralidade na educação básica. Para tanto, objetiva-se analisar as sequências de atividades com os gêneros orais do material do Colégio Tiradentes da PMMG (CTPM), identificando em que medida a apostila adotada está de acordo com a proposta de abordagem oral autônoma. Aliada a essa análise, pretende-se investigar indícios de desenvolvimento de capacidades de linguagem comparando produções iniciais e finais de vídeo-resenhas produzidas por discentes do 7º ano da instituição. As produções iniciais foram produzidas após as atividades propostas pelo material didático adotado pela escola e as finais após a construção do material didático próprio desenvolvido pela professora-pesquisadora, a partir do diagnóstico feito das primeiras produções. Essas atividades compõem o Caderno Pedagógico, que acompanha esta dissertação. A pesquisa se alicerça na perspectiva de linguagem do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006), nas reflexões sobre o ensino do oral autônomo (Dolz; Schneuwly; Haller, 2004; Cavalcante, 2007; Cristóvão, 2013; Magalhães, 2021; Marcuschi, 2004;) e no conceito de capacidades de linguagens (Cristóvão, Stutz, 2011; Dolz, 2004). Inicialmente, a pesquisa centrou-se na análise dos gêneros orais do material didático já referido, em que foi possível, entre as etapas pesquisadas, reconhecer a pouca abordagem com os aspectos constituintes da oralidade. O material trabalha com 8 gêneros orais. Desses, apenas 25% (Entrevista jornalística e Resenha oral) apresentam texto modelar na modalidade oral da língua, e, ainda assim, em apenas uma das etapas desenvolvidas para sistematização dos gêneros. Na etapa de preparação do gênero, apenas o Spot radiofônico – 12,5% – apresentou abordagem considerada satisfatória quanto aos aspectos da oralidade como os cinésicos, linguísticos paralinguísticos e extralinguísticos. Esse valor se repete na etapa 3, de produção, uma vez que somente o gênero Podcast de divulgação científica traz, na sistematização do gênero, abordagem dos aspectos da oralidade. Por meio da análise das produções iniciais, realizadas após aplicação das sequência do gênero vídeo-resenha apresentado pelo material didático dos estudantes, bem como das produções finais, posterior à aplicação das atividades do material desenvolvido pela docente pesquisadora, foi possível fazer o levantamento para comparações dos dados, o qual sugeriu que os estudantes apresentaram indícios de avanços, especialmente na capacidade de linguagem multissemiótica, a qual contempla operações que envolvem aspectos constituintes da oralidade. Com relação à operação de linguagem que avaliou a utilização de cenário condizente com a proposta de produção das vídeo-resenhas, os dados apontam um salto de 1 aluno (8,3%) que se preocupou com o ambiente de gravação na produção inicial para 6 alunos (50%), na produção final. Há indícios de avanços ainda maiores na operação de linguagem que analisou a inserção de trilha sonora nas vídeo-resenhas, já que, na produção inicial, 91,3% dos alunos não utilizaram qualquer música de fundo, mas na produção final esse dado caiu para apenas 2 alunos (16.6%), demonstrando que os estudantes tornaram conscientes aspectos sonos e visuais que envolvem os textos multimodais Nas demais capacidades, como na de ação a na discursiva, os dados não sofreram alteração significativa, uma vez que as operações se compunham de aspectos que se mostraram consolidados aos estudantes da classe pesquisada desde a primeira produção. Acerca das capacidades de significação e da linguístico-discursiva, percebeu-se que a alteração dos dados se deu de forma evolutiva, já que os textos finais apresentaram índices melhores, no geral, em relação aos iniciais. Assim, além de esse estudo se propor a contribuir com o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos estudantes, conforme resultados da pesquisa, também se propôs a favorecer o ensino do oral autônomo, ainda pouco reverenciado pela teoria linguística e materiais didáticos do país, e apresentado, de forma lacunar, na coleção analisada. O propósito desta pesquisa, portanto, também foi discutir as maneiras de o docente ressignificar o material didático de uso obrigatório, tornando mais legítimo o trabalho com a oralidade e contribuindo para a formação continuada docente.
Resumen : This dissertation is the result of an action research study (Thiollent, 2011) conducted within the context of the Professional Master’s Program in Letters – PROFLETRAS – at the Federal University of Juiz de Fora. The research aims, in general, to discuss the work with orality in basic education. To this end, the objective is to analyze the activity sequences involving oral genres in the teaching material of Colégio Tiradentes of PMMG (CTPM), identifying to what extent the adopted workbook aligns with the autonomous oral approach proposal. In addition to this analysis, the study seeks to investigate signs of language capacity development by comparing the initial and final productions of video reviews created by 7th-grade students from the institution. The initial productions were carried out after the activities proposed by the school's adopted teaching material, while the final ones were produced following the development of a customized teaching resource by the teacher-researcher, based on the diagnosis of the first productions. These activities comprise the Pedagogical Notebook that accompanies this dissertation. The research is based on the language perspective of SocioDiscursive Interactionism (Bronckart, 2006), reflections on the teaching of autonomous orality (Dolz, Schneuwly; Haller, 2004; Cavalcante, 2007; Cristóvão, 2013; Magalhães, 2021; Marcuschi, 2004), and the concept of language capacities (Cristóvão, Stutz, 2011; Dolz, 2004). Initially, the research focused on analyzing the oral genres present in the aforementioned teaching material, revealing that, among the studied stages, there was little emphasis on the constitutive aspects of orality. We found that the genres listed for study in the material presented gaps, in view of the autonomous oral perspective, in the stages that make up the orality section in the collection. The material works with 8 oral genres. Of these, only 25% (Journalistic Interview and Oral Review) present a model text and this occurs in only one of the stages developed for the systematization of the genres. In the genre preparation stage, only the Radio Spot – 12.5% – presented an approach considered satisfactory regarding the aspects of orality such as kinesics, linguistics, paralinguistics and extralinguistics. This value is repeated in stage 3, production, since only the Podcast genre for scientific dissemination brings, in the systematization of the genre, an approach to the aspects of orality. Through the analysis of the initial productions—created after the application of the video review sequence presented in the students’ teaching material—and the final productions—developed after the application of activities from the material designed by the teacher-researcher—it was possible to compare data. The results suggested that students showed signs of progress, particularly in multisemiotic language capacity, which encompasses operations related to the constitutive aspects of orality. The data indicate that the indexes for the multisemiotic capacity that involved the use of background and music in the production of video reviews jumped, respectively, from 1 student (8.3%) who was concerned with the initial recording environment to 6 students (50%), as well as 91.3% of the students who had not planned to use background music in the first text and we advanced the data to only 2 students (16.6%) who continued not to use music in their video reviews.However, in other capacities, such as action and discursive capacities, the data did not show significant changes, as these operations involved aspects that were already consolidated among the students from the first production. Regarding the capacities of signification and linguistic-discursive aspects, the data evolved progressively, as the final texts presented overall better indicators compared to the initial ones. Thus, besides aiming to contribute to the development of students’ language capacities, as evidenced by the research results, this study also seeks to promote the teaching of autonomous orality, which remains largely overlooked in linguistic theory and teaching materials in Brazil and is only marginally addressed in the analyzed collection. Furthermore, our goal is to discuss ways in which teachers can reinterpret mandatory teaching materials, making the work with orality more legitimate and contributing to their continuous professional development.
Palabras clave : Gêneros de texto orais
Oralidade
Capacidades de linguagem
Material didático
Vídeo-resenha
Oral text genres
Orality
Language capacities
Teaching material
Video review
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19407
Fecha de publicación : 24-abr-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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