Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
taynaraschincariolalves.pdfPDF/A1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
taynaraschincariolalves - produtoeducacional.pdf469.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre taxas
Autor(es): Alves, Taynara Schincariol
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Chaves, Rodolfo
Membro da banca: Franco, Hernando José Rocha
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de taxa a estudantes do Ensino Fundamental como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida em um trabalho de campo e fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Como projeto de desenvolvimento, foi produzido um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas1 para uso nas salas de aula de matemática.
Abstract: The present work aims to investigate the development of a set of theoretically and methodologically grounded tasks for teaching the concept of rate to elementary school students, as part of the process of developing proportional reasoning within the broader project of educating them mathematically. The research is characterized as a qualitative investigation, involving fieldwork, and is theoretically based on the Semantic Fields Model. As a development project, an educational product was created consisting of a set of tasks to be used in mathematics classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Produção de significados
Pensamento proporcional
Noção de taxa
Matemática escolar
Mathematics education
Proportional thinking
Tax’s conception
School Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Data do documento: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons