Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
taynaraschincariolalves.pdfPDF/A1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
taynaraschincariolalves - produtoeducacional.pdf469.87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Rodolfo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3213154166347387pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Hernando José Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1733919132239586pt_BR
dc.creatorAlves, Taynara Schincariol-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414219037608923pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T10:54:47Z-
dc.date.available2025-08-25-
dc.date.available2025-08-26T10:54:47Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19262-
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the development of a set of theoretically and methodologically grounded tasks for teaching the concept of rate to elementary school students, as part of the process of developing proportional reasoning within the broader project of educating them mathematically. The research is characterized as a qualitative investigation, involving fieldwork, and is theoretically based on the Semantic Fields Model. As a development project, an educational product was created consisting of a set of tasks to be used in mathematics classrooms.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas, referenciadas teórica e metodologicamente, para o ensino da noção de taxa a estudantes do Ensino Fundamental como parte do processo de desenvolvimento do pensamento proporcional inserido no projeto de educá-los matematicamente. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida em um trabalho de campo e fundamentada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos. Como projeto de desenvolvimento, foi produzido um produto educacional constituído por um conjunto de tarefas1 para uso nas salas de aula de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectPensamento proporcionalpt_BR
dc.subjectNoção de taxapt_BR
dc.subjectMatemática escolarpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectProportional thinkingpt_BR
dc.subjectTax’s conceptionpt_BR
dc.subjectSchool mathematicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePensamento proporcional na matemática escolar: um estudo sobre taxaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons