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Clase: Dissertação
Título : O dever de memória e o uso do audiovisual para pensar a infância durante a ditadura civil-militar brasileira
Autor(es): Siqueira, Juliana Silva de
Orientador: Jardim, Fernando Perlatto Bom
Miembros Examinadores: Andrioli, Wallace
Miembros Examinadores: Alvim, Yara
Miembros Examinadores: Pinto, Carlos Eduardo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar dois filmes, de longa e curta metragem, sendo estes: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), do diretor brasileiro Cao Hamburger e 15 Filhos (1996), de Maria de Oliveira Soares e Marta Nehring, para refletir sobre o audiovisual como uma fonte de representação e interpretação do passado. Além disso, a pesquisa analisa a contribuições das obras cinematográficas para o debate sobre as “hierarquias de memórias” em relação ao passado ditatorial brasileiro, propondo uma articulação entre o cinema, os usos do passado na esfera pública e a memória da infância durante a ditadura civil-militar de 1964. Partindo da premissa de que o audiovisual também produz sentido sobre a história, o trabalho busca demonstrar como o uso das películas possibilita refletir sobre o cotidiano durante a ditadura no Brasil, pela perspectiva da infância. Além disso, procura destacar as contribuições que a discussão dessa temática tem no sentido de projetar na esfera pública as memórias de um determinado grupo de pessoas que por muitos anos não foi contemplado pelas políticas de memória e de justiça de transição no Brasil, composto pela geração dos filhos de guerrilheiros e perseguidos políticos que foram vítimas da violência imposta pela ditadura militar.
Resumen : The research aims to analyze two films, feature and short films, namely: The Year My Parents Went on Vacation (2006), by the Brazilian director Cao Hamburger and 15 Children (1996), by Maria de Oliveira Soares and Marta Nehring, to reflect on the audiovisual as a source of representation and interpretation of the past. In addition, the research analyzes the contributions of cinematographic works to the debate on the "hierarchies of memories" in relation to the Brazilian dictatorial past, proposing an articulation between cinema, the uses of the past in the public sphere and the memory of childhood during the civil-military dictatorship of 1964. Starting from the premise that the audiovisual also produces meaning about history, the work seeks to demonstrate how the use of films makes it possible to reflect on daily life during the dictatorship in Brazil, from the perspective of childhood. In addition, it seeks to highlight the contributions that the discussion of this theme has in the sense of projecting in the public sphere the memories of a certain group of people who for many years were not contemplated by the policies of memory and transitional justice in Brazil, composed of the generation of the children of guerrillas and politically persecuted who were victims of the violence imposed by the military dictatorship.
Palabras clave : Infância
Audiovisual
Ditadura civil-militar
Hierarquia de memórias
Childhood
Civil-military dictatorship
Hierarchy of memories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19243
Fecha de publicación : 28-abr-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em História (Dissertações)



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