Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19147
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrielleteixeiranachita.pdfPDF/A991.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um relato de experiência do curso de Graduação em Ciências Econômicas
Autor(es): Nachita, Gabrielle Teixeira
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Silvinha Pinto
Membro da banca: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de relatar a experiência e o olhar de uma aluna de graduação em Ciências Econômicas sobre a vivência do ensino de Economia na graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para tanto, inicialmente foi revisada a literatura sobre a evolução do ensino de Economia no Brasil, desde suas origens até os desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições de ensino superior. Em seguida, foi abordado o contexto pedagógico e as limitações estruturais do ensino de Economia, com destaque para o papel do educador, as metodologias tradicionais de ensino e novas abordagens pedagógicas. Ademais, a partir de um estudo comparativo entre as grades curriculares de instituições como a UFJF, USP, MIT e FGV-SP, foi investigada a diversidade de abordagens pedagógicas e curriculares aplicadas a nível nacional e internacional. Por fim, mas não menos importante, foi feito um relato de experiência pessoal da autora durante a graduação, com ênfase nos desafios do ensino remoto, na falta de integração acadêmica e nas oportunidades proporcionadas pela flexibilidade curricular, vinculada aos programas de extensão. A principal conclusão foi que a formação acadêmica em Economia da UFJF é sólida, mas que melhorias podem ser feitas para aproximar a teoria econômica da prática profissional, ampliando a integração com o mercado de trabalho.
Abstract: The present study aims to report the experience and perspective of an undergraduate student in Economics regarding the teaching of Economics at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). To this end, a review of the literature on the evolution of Economics education in Brazil was initially conducted, covering its origins and the contemporary challenges faced by higher education institutions. Subsequently, the pedagogical context and structural limitations of Economics education were addressed, with emphasis on the role of the educator, traditional teaching methodologies, and new pedagogical approaches. Furthermore, through a comparative study of the curricula of institutions such as UFJF, USP, MIT, and FGV-SP, the diversity of pedagogical and curricular approaches applied both nationally and internationally was investigated. Finally, and no less importantly, the author provided a personal account of her undergraduate experience, highlighting the challenges of remote learning, the lack of academic integration, and the opportunities enabled by curricular flexibility, especially those linked to extension programs. The main conclusion was that the academic training in Economics at UFJF is solid, but improvements can be made to better connect economic theory to professional practice, enhancing integration with the job market.
Palavras-chave: Ensino de Economia
Metodologias de Ensino-Aprendizagem
Currículo de Economia
Educação Superior
Economics Education
Teaching-Learning Methodologies
Economics Curriculum
Higher Educatio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19147
Data do documento: 18-Jun-2025
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons