Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19147
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabrielleteixeiranachita.pdfPDF/A991.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Silvinha Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185749758262095pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, Lourival Batista de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973732333120150pt_BR
dc.creatorNachita, Gabrielle Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5119915358816604pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T13:58:01Z-
dc.date.available2025-08-05-
dc.date.available2025-08-08T13:58:01Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19147-
dc.description.abstractThe present study aims to report the experience and perspective of an undergraduate student in Economics regarding the teaching of Economics at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). To this end, a review of the literature on the evolution of Economics education in Brazil was initially conducted, covering its origins and the contemporary challenges faced by higher education institutions. Subsequently, the pedagogical context and structural limitations of Economics education were addressed, with emphasis on the role of the educator, traditional teaching methodologies, and new pedagogical approaches. Furthermore, through a comparative study of the curricula of institutions such as UFJF, USP, MIT, and FGV-SP, the diversity of pedagogical and curricular approaches applied both nationally and internationally was investigated. Finally, and no less importantly, the author provided a personal account of her undergraduate experience, highlighting the challenges of remote learning, the lack of academic integration, and the opportunities enabled by curricular flexibility, especially those linked to extension programs. The main conclusion was that the academic training in Economics at UFJF is solid, but improvements can be made to better connect economic theory to professional practice, enhancing integration with the job market.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem o objetivo de relatar a experiência e o olhar de uma aluna de graduação em Ciências Econômicas sobre a vivência do ensino de Economia na graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para tanto, inicialmente foi revisada a literatura sobre a evolução do ensino de Economia no Brasil, desde suas origens até os desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições de ensino superior. Em seguida, foi abordado o contexto pedagógico e as limitações estruturais do ensino de Economia, com destaque para o papel do educador, as metodologias tradicionais de ensino e novas abordagens pedagógicas. Ademais, a partir de um estudo comparativo entre as grades curriculares de instituições como a UFJF, USP, MIT e FGV-SP, foi investigada a diversidade de abordagens pedagógicas e curriculares aplicadas a nível nacional e internacional. Por fim, mas não menos importante, foi feito um relato de experiência pessoal da autora durante a graduação, com ênfase nos desafios do ensino remoto, na falta de integração acadêmica e nas oportunidades proporcionadas pela flexibilidade curricular, vinculada aos programas de extensão. A principal conclusão foi que a formação acadêmica em Economia da UFJF é sólida, mas que melhorias podem ser feitas para aproximar a teoria econômica da prática profissional, ampliando a integração com o mercado de trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Economiapt_BR
dc.subjectMetodologias de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículo de Economiapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectEconomics Educationpt_BR
dc.subjectTeaching-Learning Methodologiespt_BR
dc.subjectEconomics Curriculumpt_BR
dc.subjectHigher Educatiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleUm relato de experiência do curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons