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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pedagogia hospitalar: Influência de pedagogos em espaços não escolares
Autor(es): Lelles, Mayza de Souza
Primeiro Orientador: Lopes, Jade Janer Moreira
Membro da banca: Monteiro, Sandrelena da Silva
Resumo: Este presente Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, que propõe refletir e analisar práticas de um pedagogo em espaços não escolares, com ênfase no ambiente hospitalar e domiciliar, no qual, muitas crianças de variadas idades, passam por diversas enfermidades e são impedidas de frequentar instituições de ensino. Desse modo, esta pesquisa irá estudar, analisar e refletir o surgimento dos espaços não escolares, sua importância, as legislações presentes em territórios brasileiros, com observação na cidade de Juiz de Fora. Além disso, a pesquisa mostrará os efeitos do tratamento humanizado nos ambientes hospitalares, através de atividades lúdicas terapêuticas, com finalidade de diminuir o sofrimento da criança, a ansiedade, gerar sentimento de acolhimento e aceitação durante o processo de internação e tratamento. No mais, será visto a importância de aproximar a criança de atividades típicas da infância e sempre buscar exercícios que se aproximam com experiências promovidas nos ambientes escolares.
Abstract: This present Final Course Work, from the Degree in Pedagogy at the Federal University of Juiz de Fora, proposes to reflect on and analyze the practices of a pedagogue in non-school spaces, with an emphasis on the hospital and home environment, in which many children of various ages go through different illnesses and are prevented from attending educational institutions. In this way, this research will study, analyze, and reflect on the emergence of non-school spaces, their importance, the legislation present in Brazilian territories, with observation in the city of Juiz de Fora. Furthermore, the research will show the effects of humanized treatment in hospital environments, through therapeutic playful activities, aiming to reduce the child's suffering and anxiety, and to generate a feeling of welcome and acceptance during the hospitalization and treatment process. Moreover, it will be observed the importance of bringing the child closer to typical childhood activities and always seeking exercises that resemble experiences promoted in school environments.
Palavras-chave: Pedagogia-hospitalar
Presença do pedagogo
Espaço-não-escolar
Infância
Hospital pedagogy
Presence of the pedagogue
Non-school space
Childhood
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19128
Data do documento: 16-Jul-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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