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dc.contributor.advisor1Lopes, Jade Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Sandrelena da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839916101962610pt_BR
dc.creatorLelles, Mayza de Souza-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-04T14:54:26Z-
dc.date.available2025-07-16-
dc.date.available2025-08-04T14:54:26Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19128-
dc.description.abstractThis present Final Course Work, from the Degree in Pedagogy at the Federal University of Juiz de Fora, proposes to reflect on and analyze the practices of a pedagogue in non-school spaces, with an emphasis on the hospital and home environment, in which many children of various ages go through different illnesses and are prevented from attending educational institutions. In this way, this research will study, analyze, and reflect on the emergence of non-school spaces, their importance, the legislation present in Brazilian territories, with observation in the city of Juiz de Fora. Furthermore, the research will show the effects of humanized treatment in hospital environments, through therapeutic playful activities, aiming to reduce the child's suffering and anxiety, and to generate a feeling of welcome and acceptance during the hospitalization and treatment process. Moreover, it will be observed the importance of bringing the child closer to typical childhood activities and always seeking exercises that resemble experiences promoted in school environments.pt_BR
dc.description.resumoEste presente Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Juiz de Fora, que propõe refletir e analisar práticas de um pedagogo em espaços não escolares, com ênfase no ambiente hospitalar e domiciliar, no qual, muitas crianças de variadas idades, passam por diversas enfermidades e são impedidas de frequentar instituições de ensino. Desse modo, esta pesquisa irá estudar, analisar e refletir o surgimento dos espaços não escolares, sua importância, as legislações presentes em territórios brasileiros, com observação na cidade de Juiz de Fora. Além disso, a pesquisa mostrará os efeitos do tratamento humanizado nos ambientes hospitalares, através de atividades lúdicas terapêuticas, com finalidade de diminuir o sofrimento da criança, a ansiedade, gerar sentimento de acolhimento e aceitação durante o processo de internação e tratamento. No mais, será visto a importância de aproximar a criança de atividades típicas da infância e sempre buscar exercícios que se aproximam com experiências promovidas nos ambientes escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogia-hospitalarpt_BR
dc.subjectPresença do pedagogopt_BR
dc.subjectEspaço-não-escolarpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectHospital pedagogypt_BR
dc.subjectPresence of the pedagoguept_BR
dc.subjectNon-school spacept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePedagogia hospitalar: Influência de pedagogos em espaços não escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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