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Tipo: Dissertação
Título: “Saudade da professorinha?”: velhice, autoridade e gênero nas trajetórias de professoras da educação básica
Autor(es): Conceição, Rafael Reis
Primeiro Orientador: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Membro da banca: Alves, Andrea Moraes
Membro da banca: Prado, Ana Pires do
Resumo: O presente trabalho é movido pelo interesse nas temáticas de gênero e envelhecimento, de forma a criar condições a uma investigação antropológica acerca do fenômeno etário e das relações intergeracionais na contemporaneidade. O estudo da docência, enquanto função, ocupação e/ou profissão, por excelência, envolvida em práticas de transmissão cultural e em relacionamentos intergeracionais, assim como, pelos processos históricos que atribuem signos de feminilidade à mesma, torna-se nosso objeto ao estabelecermos associações entre dinâmicas sociológicas às trajetórias de mulheres professoras, com anos de experiência em atuação. Assim, o trabalho abordará lembranças e histórias de vida de mulheres que dedicaram períodos significativos de suas vidas à carreira docente, de forma que seus enunciados, discursos e representações sobre o social são versados a partir de três chaves conceituais: a feminização do escolar, a socialização identificatória e a fragilização simbólica da autoridade docente. Para isso, o trabalho é construído a partir de diferentes referenciais das ciências sociais e do campo da Educação, de forma a dimensionar nosso objeto através de eixos analíticos, como: a trajetória social dos modelos de docência e suas condutas, as relações entre a hierarquia etária, gênero e a autoridade docente, o estatuto do conhecimento na pós-modernidade e suas implicações ao prestígio da docência. Portanto, ao localizarmos os contextos, narrativas e experiências elaboradas, através de lembranças e representações sobre o feminino, sobre o escolar e sobre as novas gerações, de acordo com as trajetórias de histórias de vida, esse trabalho busca refletir sobre o papel do envelhecimento e a socialização das novas gerações, no contexto de flexibilização das fronteiras etárias e enfraquecimento do sentido de memória coletiva.
Abstract: This study is driven by an interest in the themes of gender and aging, aiming to create the groundwork for an anthropological investigation into the phenomenon of age and intergenerational relationships in contemporary society. The study of teaching—as a function, occupation, and/or profession inherently involved in cultural transmission and intergenerational dynamics, as well as the historical processes that assign feminine signifiers to it—becomes our focus as we establish connections between sociological dynamics and the trajectories of experienced female teachers. Thus, this work examines the memories and life stories of women who have dedicated significant portions of their lives to teaching careers, analyzing their narratives, discourses, and social representations through three conceptual lenses: the feminization of schooling, identificatory socialization, and the symbolic weakening of teachers’ authority. To achieve this, the study draws on diverse theoretical frameworks from the social sciences and the field of Education, structuring its analysis along key axes, such as: the social trajectory of teaching models and their associated behaviors, the relationships between age hierarchies, gender, and teacher authority, and the status of knowledge in postmodernity and its implications for the prestige of teaching. By situating the contexts, narratives, and experiences articulated through memories and representations of femininity, schooling, and new generations—in accordance with life histories—this work reflects on the role of aging and the socialization of new generations in a context of increasingly fluid age boundaries and a weakening sense of collective memory.
Palavras-chave: Gênero
Docência
Velhice e envelhecimento
Gerações
Autoridade
Gender
Teaching
Eld and aging
Generations
Authority
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19030
Data do documento: 19-Mai-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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