https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18727
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
millenagoncalvesconstantinodossantos.pdf | PDF/A | 4.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ficção científica à brasileira: a série 3% e as relações entre tecnologia, sonhos de utopia e os elementos da (tecno)cultura popular brasileira |
Autor(es): | Santos, Millena Gonçalves Constantino dos |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Luiz Ademir de |
Membro da banca: | Malerba, João Paulo Carrera |
Membro da banca: | Santos, Deborah Luisa Vieira dos |
Resumo: | Este trabalho busca compreender a relação estabelecida entre o contexto brasileiro midiático, social, político e cultural e a ficção científica como uma possibilidade de criação de alegorias que refletem o imaginário brasileiro. O objeto de pesquisa é a série de ficção científica brasileira 3% (Netflix, 2016), a primeira narrativa seriada brasileira a ser coproduzida pelo streaming Netflix. O corpus é composto por 33 episódios e, para análise, foi utilizada a análise híbrida – análise de conteúdo e análise fílmica, sendo elas complementares entre si. A investigação se baseia no referencial teórico que abarca um panorama dos estudos da Comunicação, da visão crítica dos frankfurtianos até os Estudos Culturais, estudos sobre a televisão e os streamings, a literatura acerca da Ficção Científica mundial e a produção brasileira audiovisual e seriada do gênero, e o conceito de imaginário tecnológico juntamente aos que envolvem a ficção científica. A partir da análise da série, foi possível identificar pontos que se aproximam de realidades sociais brasileiras, fomentando importantes debates do campo social, político e da cultura popular do país, todos eles envolvendo, direta ou indiretamente, a tecnologia. Tal amplitude dos debates oriundos desse produto cultural reforça a importância da série como objeto de pesquisa. |
Abstract: | This research aims to explore the relationship between Brazilian media, social, political, and cultural contexts, and science fiction as a means of creating allegories that reflect the Brazilian imaginary. The focus of this study is the Brazilian science fiction series 3% (Netflix, 2016), the first serialized narrative from Brazil co-produced by Netflix. The corpus comprises 33 episodes, analyzed using a hybrid approach that combines content analysis and film analysis, complementing one another. The study is grounded in a theoretical framework that spans a broad spectrum of Communication studies, from the critical perspectives of the Frankfurt School to Cultural Studies, along with research on television and streaming, global science fiction, and Brazilian audiovisual and serialized genre production. It also incorporates the concept of the technological imaginary, particularly as it relates to the science fiction genre. Through an analysis of the series, key connections to Brazilian social realities were identified, fostering significant debates in the social, political, and popular culture spheres of the country, all of which are directly or indirectly linked to technology. The breadth of discussions generated by this cultural product underscores the significance of the series as a subject of academic inquiry. |
Palavras-chave: | Ficção científica brasileira 3% Narrativa seriada Tecnologia Cultura popular Brazilian science fiction Serial narrative Technology Popular culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18727 |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons