https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
giovannapereira.pdf | 16.86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Cartografia e alfabetização cartográfica na escola: uma proposta pedagógica para professores do ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es): | Pereira, Giovanna |
Primeiro Orientador: | Lopes, Jade Janer Moreira |
Membro da banca: | Lopes, Juliano Guerra |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre cartografia para o ensino fundamental anos iniciais, fundamentada na cartografia decolonial e em metodologias ativas. A pesquisa se desenvolve a partir da seleção e análise crítica de textos teóricos, visando problematizar abordagens tradicionais da cartografia e propor práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de representação espacial. A sequência didática inclui atividades que exploram conceitos cartográficos essenciais, promovendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Além disso, busca desenvolver habilidades relacionadas à localização, orientação e representação espacial, contribuindo para a alfabetização cartográfica dos estudantes. |
Abstract: | This paper presents a didactic sequence on cartography for early elementary education, based on decolonial cartography and active methodologies. The research is developed through the selection and critical analysis of theoretical texts, aiming to challenge traditional approaches to cartography and propose pedagogical practices that value different forms of spatial representation. The didactic sequence includes activities that explore essential cartographic concepts, fostering knowledge construction in a dynamic and interactive way. Furthermore, it seeks to develop skills related to location, orientation, and spatial representation, contributing to students' cartographic literacy. |
Palavras-chave: | Cartografia Alfabetização cartográfica Ensino fundamental anos iniciais Sequência didática Cartografia decolonial Educação geográfica Cartography Cartographic Literacy Early Elementary Education Didactic Sequence Decolonial Cartography Geographic Education |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548 |
Data do documento: | 10-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons