https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
giovannapereira.pdf | 16.86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Jade Janer Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4297078672618566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Giovanna | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T11:57:17Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10 | - |
dc.date.available | 2025-05-06T11:57:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18548 | - |
dc.description.abstract | This paper presents a didactic sequence on cartography for early elementary education, based on decolonial cartography and active methodologies. The research is developed through the selection and critical analysis of theoretical texts, aiming to challenge traditional approaches to cartography and propose pedagogical practices that value different forms of spatial representation. The didactic sequence includes activities that explore essential cartographic concepts, fostering knowledge construction in a dynamic and interactive way. Furthermore, it seeks to develop skills related to location, orientation, and spatial representation, contributing to students' cartographic literacy. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre cartografia para o ensino fundamental anos iniciais, fundamentada na cartografia decolonial e em metodologias ativas. A pesquisa se desenvolve a partir da seleção e análise crítica de textos teóricos, visando problematizar abordagens tradicionais da cartografia e propor práticas pedagógicas que valorizem diferentes formas de representação espacial. A sequência didática inclui atividades que exploram conceitos cartográficos essenciais, promovendo a construção do conhecimento de forma dinâmica e interativa. Além disso, busca desenvolver habilidades relacionadas à localização, orientação e representação espacial, contribuindo para a alfabetização cartográfica dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Cartografia decolonial | pt_BR |
dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Cartographic Literacy | pt_BR |
dc.subject | Early Elementary | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Didactic Sequence | pt_BR |
dc.subject | Decolonial Cartography | pt_BR |
dc.subject | Geographic Education | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Cartografia e alfabetização cartográfica na escola: uma proposta pedagógica para professores do ensino fundamental anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons