Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milenamarianevesdias.pdf7.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa: o que dizem as pesquisas?
Autor(es): Dias, Milena Maria Neves
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Magalhâes, Luciane Manera
Resumo: A insubordinação criativa é um conceito que tem sido discutido em Educação Matemática e também na formação de professores que ensinam matemática. Assim, como questão de pesquisa tem-se: como a insubordinação criativa tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais? E como objetivos: identificar como a insubordinação criativa tem sido utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fizemos um levantamento de trabalhos presentes nos livros da coleção "Insubordinação Criativa" da editora Mercado das letras que é organizada pelas professoras Celi Espasandin Lopes e Regina Célia Grando e encontramos 12 capítulo que tratam da temática da formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa. A análise dos dados evidenciou que esse textos tratavam de diferentes temáticas e a importância da insubordinação criativamente na formação inicial de professores podem possibilitar uma prática pedagógica de qualidade. O compartilhamento de experiências como exercício formativo e a necessidade da reflexão sobre sua própria atuação e relação com as necessidades dos aprendizes. Esse resultados contribuem para que profissionais da educação compreendam como essas ações podem ser apresentadas e reconhecidas na carreira profissional de educadores.
Abstract: -
Palavras-chave: Insubordinação criativa
Formação de professores
Matemática
Anos iniciais.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Data do documento: 14-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons