Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
milenamarianevesdias.pdf7.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhâes, Luciane Manera-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7679506538051741pt_BR
dc.creatorDias, Milena Maria Neves-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T11:41:12Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-05-06T11:41:12Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA insubordinação criativa é um conceito que tem sido discutido em Educação Matemática e também na formação de professores que ensinam matemática. Assim, como questão de pesquisa tem-se: como a insubordinação criativa tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais? E como objetivos: identificar como a insubordinação criativa tem sido utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fizemos um levantamento de trabalhos presentes nos livros da coleção "Insubordinação Criativa" da editora Mercado das letras que é organizada pelas professoras Celi Espasandin Lopes e Regina Célia Grando e encontramos 12 capítulo que tratam da temática da formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa. A análise dos dados evidenciou que esse textos tratavam de diferentes temáticas e a importância da insubordinação criativamente na formação inicial de professores podem possibilitar uma prática pedagógica de qualidade. O compartilhamento de experiências como exercício formativo e a necessidade da reflexão sobre sua própria atuação e relação com as necessidades dos aprendizes. Esse resultados contribuem para que profissionais da educação compreendam como essas ações podem ser apresentadas e reconhecidas na carreira profissional de educadores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInsubordinação criativapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleFormação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa: o que dizem as pesquisas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons