Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
milenamarianevesdias.pdf7.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa: o que dizem as pesquisas?
Author: Dias, Milena Maria Neves
First Advisor: Carneiro, Reginaldo Fernando
Referee Member: Magalhâes, Luciane Manera
Resumo: A insubordinação criativa é um conceito que tem sido discutido em Educação Matemática e também na formação de professores que ensinam matemática. Assim, como questão de pesquisa tem-se: como a insubordinação criativa tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais? E como objetivos: identificar como a insubordinação criativa tem sido utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fizemos um levantamento de trabalhos presentes nos livros da coleção "Insubordinação Criativa" da editora Mercado das letras que é organizada pelas professoras Celi Espasandin Lopes e Regina Célia Grando e encontramos 12 capítulo que tratam da temática da formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa. A análise dos dados evidenciou que esse textos tratavam de diferentes temáticas e a importância da insubordinação criativamente na formação inicial de professores podem possibilitar uma prática pedagógica de qualidade. O compartilhamento de experiências como exercício formativo e a necessidade da reflexão sobre sua própria atuação e relação com as necessidades dos aprendizes. Esse resultados contribuem para que profissionais da educação compreendam como essas ações podem ser apresentadas e reconhecidas na carreira profissional de educadores.
Abstract: -
Keywords: Insubordinação criativa
Formação de professores
Matemática
Anos iniciais.
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Issue Date: 14-Mar-2025
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons