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Tipo: Tese
Título: Plena mente: uma proposta de promoção de saúde mental em universitários da UFJF
Autor(es): Lima, Vivian Daniele de
Primeiro Orientador: Lourenço, Lelio Moura
Membro da banca: Gebara, Carla Ferreira de Paula
Membro da banca: Stephan, Francesca
Membro da banca: Martins, Leonardo Fernandes
Membro da banca: Santos, Fabiane Rossi dos
Resumo: Este estudo apresenta como objetivo avaliar a efetividade de um programa de intervenção autoguiado para promoção e prevenção de saúde mental em universitários da UFJF. Este é um programa via internet, autoguiado e baseado no referencial teórico da Terapia Cognitivo Comportamental para universitários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com sintomas de ansiedade, estresse e depressão. A saúde mental de 321 alunos da instituição foi avaliada pela Escala Dass-21. Posteriormente, uma intervenção foi realizada no meio online, com 91 estudantes universitários, randomizados em grupo controle (n=46) e grupo de intervenção (n=45) A intervenção foi composta por 6 módulos psicoeducativos que abordaram temáticas como: adaptação ao contexto acadêmico, técnicas para manejo de ansiedade, enfrentamento do estresse e redução de sintomas de depressão, além de auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades sociais e de gestão das emoções. Os participantes responderam aos seguintes instrumentos: DASS21, questionário sociodemográfico e questionário de satisfação. Os dados foram analisados pelo SPSS e pela análise de conteúdo de Bardin. Os dados quantitativos demonstraram que a intervenção foi estatisticamente significativa, com grande tamanho de efeito para os 3 constructos analisados pela Dass-21. A intervenção foi considerada satisfatória por 90% dos participantes.
Abstract: This study aims to evaluate the effectiveness of a self-guided intervention program for mental health promotion and prevention among UFJF university students. This is an online, self-guided program based on the theoretical framework of Cognitive Behavioral Therapy for university students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) with symptoms of anxiety, stress, and depression. The intervention was conducted online with 91 university students, randomized into a control group (n=46) and an intervention group (n=45). The intervention consisted of six psychoeducational modules that addressed topics such as adaptation to the academic context, techniques for managing anxiety, coping with stress, and reducing symptoms of depression, in addition to helping participants develop social and emotion management skills. Participants completed the following instruments: DASS-21, a sociodemographic questionnaire, and a satisfaction questionnaire. Data were analyzed using SPSS and Bardin's content analysis. Quantitative data demonstrated that the intervention was statistically significant, with a large effect size for the three constructs analyzed by Dass-21. The intervention was considered satisfactory by 90% of participants.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Terapia cognitivo comportamental
Intervenção online
Universitários
Anxiety
Depression
Cognitive behavioral therapy
Online intervention
University students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19698
Data do documento: 24-Set-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia (Teses)



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