https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19657| File | Description | Size | Format | |
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| gracekellydossantoscandido.pdf | PDF/A | 1.19 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
| Type: | Dissertação |
| Title: | Leitura e escrita na creche: diálogos a partir de uma ação de formação continuada |
| Author: | Candido, Grace Kelly dos Santos |
| First Advisor: | Silva, Hilda Aparecida Linhares da |
| Referee Member: | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço |
| Referee Member: | Costa, Dania Monteiro Vieira |
| Resumo: | Esta dissertação foi elaborada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais especificamente da linha Linguagens, Culturas e Saberes, e tem por objetivo compreender como coordenadoras e técnicas da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora significam a formação de professoras de creche para a leitura e escrita. Para tal, busca (i) discutir a formação de professores de creche como ato responsivo e responsável; (ii) compreender como diferentes sujeitos compreendem seu papel de formadores das professoras da creche; (iii) bem como cotejar as perspectivas de diferentes atores do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil acerca do que seja o papel da formação para o trabalho com a leitura e a escrita na creche. A pesquisa é sustentada, teórica e metodologicamente, pela filosofia da linguagem do círculo bakhtiniano (Bakhtin, 2011, 2017; Volóchinov, 2021), em que o existir dos sujeitos se constitui como uma sucessão de atos responsivos. Logo, a formação continuada de professores também é entendida como uma instância de produção desses atos nas interações que se dão entre sujeitos. Os enunciados analisados nesta dissertação foram produzidos por meio de grupos focais com técnicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora e com coordenadoras pedagógicas que atuam na mesma rede e que participaram como formadoras do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), na sua edição do ano de 2023, na cidade de Juiz de Fora. Assim, esses eventos dialógicos com as formadoras podem ampliar a compreensão sobre a formação das profissionais de creche a partir dos enunciados produzidos pelos sujeitos de seu lugar único de existência. Nas análises empreendidas no âmbito da dissertação, os enunciados produzidos pelas técnicas da Secretaria foram cotejados com aqueles produzidos pelas coordenadoras pedagógicas com o intuito de compreender, com base nesse diálogo, os significados que as formadoras atribuem à formação das professoras da creche para o trabalho com a leitura e a escrita junto aos bebês e crianças bem pequenas e a seu próprio papel como mediadoras desse processo de formação, considerando as condições concretas em que realizam sua docência. |
| Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Graduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), more specifically in the Languages, Cultures, and Knowledges track. It aims to understand how daycare teachers signify their reading and writing training. To this end, it seeks to (i) discuss daycare teacher training as a responsive and responsible act; (ii) understand how different subjects are responsive to their role as daycare teacher trainers; (iii) and compare the perspectives of different participants in the Reading and Writing in Early Childhood Education course on what it means teacher trainers to work with reading and writing in daycare. The research is based, theoretically and methodologically, on the Bakhtinian philosophy of language (Bakhtin, 2011, 2017; Voloshinov, 2021), in which the existence of subjects is constituted as a succession of responsive acts. Therefore, continuing teacher training is also understood as a means of producing these acts, in the interactions that occur between subjects. The statements analyzed in this dissertation were produced through focus groups with technicians from the Juiz de Fora Department of Education and with pedagogical coordinators working in the same network and who participated as trainers in the Reading and Writing in Early Childhood Education (LEEI, in Portuguese) course, in its 2023 edition, in the city of Juiz de Fora. Thus, these dialogic events with the trainers can broaden understanding of the training of daycare professionals based on the statements produced by the subjects from their unique place of existence. In the analyses undertaken within the scope of this dissertation, the statements produced by the department technicians were compared with those produced by the pedagogical coordinators, with the aim of understanding, based on this dialogue, the meanings that the trainers attribute to the training of daycare teachers for working with reading and writing with babies and young children, and to their own role as mediators of this training process, considering the concrete conditions in which they teach. |
| Keywords: | Formação de professores Leitura e escrita Creche Teacher training Reading and writing Daycare |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
| Institution Initials: | UFJF |
| Department: | Faculdade de Educação |
| Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19657 |
| Issue Date: | 18-Aug-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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