https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19579
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tatianamartinsmontenegro.pdf | PDF/A | 13.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | O universo transtextual e transmidiático da HQ Turma da Mônica: o parque temático Vila da Mônica Gramado (RS) como texto narrativo e espaço imersivo de experiência |
Autor(es): | Montenegro, Tatiana Martins |
Primeiro Orientador: | Fois-Braga, Humberto |
Membro da banca: | Silva, Anderson Pires da |
Membro da banca: | Barbosa, Rodrigo Fonseca |
Membro da banca: | Marsilio, Maguil |
Membro da banca: | Lopes, Romilda Aparecida |
Resumo: | A presente tese investiga a transposição transtextual e transmidiática da Turma da Mônica para o parque temático Vila da Mônica, localizado em Gramado–RS, para compreender como os elementos das histórias em quadrinhos são adaptados para um espaço tridimensional de experiência narrativa. Partindo do pressuposto de que a adaptação da Turma da Mônica para uma esfera mais tecnológica, sensorial e imersiva é um desafio contemporâneo, esta pesquisa busca analisar os códigos e artefatos inseridos na Vila da Mônica para criar uma experiência envolvente, com foco na organização espacial, coerência temática e na jornada do visitante no parque. O estudo compreende o parque temático como um texto cultural tridimensional e busca investigar de que forma a Vila da Mônica constrói uma narrativa com elementos alegóricos, performáticos e tecnológicos como tentativa de envolver e engajar o visitante. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura sobre narrativa e storytelling; transtextualidade; transmidialidade; mundos possíveis ficcionais; HQs; espaços de exposição; parques temáticos; economia da experiência. Trata-se de uma construção transdisciplinar que articula, em especial, disciplinas da Literatura, Comunicação Social e Turismo. Além da pesquisa bibliográfica e documental, é realizada uma pesquisa de campo descritiva com observação participante no parque Vila da Mônica Gramado. Essa investigação in loco aponta os modos de transposição transtextual e transmidiática, identificando de que forma o universo da Turma é expandido para esse espaço de entretenimento, mantendo seus discursos, linguagem e coesão. Esta tese propõe uma visão ampliada da Literatura, reconhecendo manifestações como HQs, espaços de exposição, parques temáticos e experiências imersivas como narrativas legítimas. Defende-se o hibridismo e a pluralidade estética como caminhos para romper com o conservadorismo literário. Ao valorizar a diversidade de linguagens, promove-se uma literatura mais democrática e culturalmente inclusiva. |
Abstract: | This thes is investigates the transtextual and transmedia transposition of Turma da Mônica in to the the me park Vila da Mônica, located in Gramado, Brazil, a iming to under stand how the elements of comic books are adaptedinto a three-dimensional space of narrative experience. Based on the premise that adapting Turma da Mônica to a more technological, sensory, and immersive sphereis a contemporary challenge, this research seeks to analyze the codes and artifacts embedded in Vila da Mônica to create an engaging experience, focus ingonspatial organization, thematic coherence, and the visitor's journey throu ghthepark. The study approaches the theme park as a three-dimensional cultural text and investigates how Vila da Mônica constructs a narrative us ingallegorical, performative, and technological elements to captivate and engage visitors. The methodology includes a literature review on narrative and story telling; transtextuality; transmediastory telling; possible fictional worlds; comic books; exhibition spaces; themeparks and the experience economy. This is a multidisciplinary approach that primarily articulates concepts from Literature, Communication Studies, and Tourism. In addition to bibliographic and documentary research, a descriptive field study was conducted through participant observationat Vila da Mônica Gramado. This on-site investigation reveals the modes of transtextual and transmedia transposition, identify in ghowthe Turma da Mônica universe is expanded in to this entertainments pace while preserving its discourse, language, and narrative coherence. The thes is advocates for anex panded view of Literature, recognizing comic books, exhibitions, themeparks, and immersive experiences as legitimate narrative forms. It defends hybridity and a esthetic plurality as meansto break with literary conservatism. By valuing the diversity of express ive languages, it promotes a more democratic and culturally inclusive literature. |
Palavras-chave: | História em quadrinhos Storytelling transmídia Parque temático Turma da Mônica Vila da Mônica Gramado Comic books Transmedia storytelling Theme park |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19579 |
Data do documento: | 7-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons