Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19579
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tatianamartinsmontenegro.pdfPDF/A13.9 MBAdobe PDFView/Open
Type: Tese
Title: O universo transtextual e transmidiático da HQ Turma da Mônica: o parque temático Vila da Mônica Gramado (RS) como texto narrativo e espaço imersivo de experiência
Author: Montenegro, Tatiana Martins
First Advisor: Fois-Braga, Humberto
Referee Member: Silva, Anderson Pires da
Referee Member: Barbosa, Rodrigo Fonseca
Referee Member: Marsilio, Maguil
Referee Member: Lopes, Romilda Aparecida
Resumo: A presente tese investiga a transposição transtextual e transmidiática da Turma da Mônica para o parque temático Vila da Mônica, localizado em Gramado–RS, para compreender como os elementos das histórias em quadrinhos são adaptados para um espaço tridimensional de experiência narrativa. Partindo do pressuposto de que a adaptação da Turma da Mônica para uma esfera mais tecnológica, sensorial e imersiva é um desafio contemporâneo, esta pesquisa busca analisar os códigos e artefatos inseridos na Vila da Mônica para criar uma experiência envolvente, com foco na organização espacial, coerência temática e na jornada do visitante no parque. O estudo compreende o parque temático como um texto cultural tridimensional e busca investigar de que forma a Vila da Mônica constrói uma narrativa com elementos alegóricos, performáticos e tecnológicos como tentativa de envolver e engajar o visitante. A metodologia adotada inclui uma revisão de literatura sobre narrativa e storytelling; transtextualidade; transmidialidade; mundos possíveis ficcionais; HQs; espaços de exposição; parques temáticos; economia da experiência. Trata-se de uma construção transdisciplinar que articula, em especial, disciplinas da Literatura, Comunicação Social e Turismo. Além da pesquisa bibliográfica e documental, é realizada uma pesquisa de campo descritiva com observação participante no parque Vila da Mônica Gramado. Essa investigação in loco aponta os modos de transposição transtextual e transmidiática, identificando de que forma o universo da Turma é expandido para esse espaço de entretenimento, mantendo seus discursos, linguagem e coesão. Esta tese propõe uma visão ampliada da Literatura, reconhecendo manifestações como HQs, espaços de exposição, parques temáticos e experiências imersivas como narrativas legítimas. Defende-se o hibridismo e a pluralidade estética como caminhos para romper com o conservadorismo literário. Ao valorizar a diversidade de linguagens, promove-se uma literatura mais democrática e culturalmente inclusiva.
Abstract: This thes is investigates the transtextual and transmedia transposition of Turma da Mônica in to the the me park Vila da Mônica, located in Gramado, Brazil, a iming to under stand how the elements of comic books are adaptedinto a three-dimensional space of narrative experience. Based on the premise that adapting Turma da Mônica to a more technological, sensory, and immersive sphereis a contemporary challenge, this research seeks to analyze the codes and artifacts embedded in Vila da Mônica to create an engaging experience, focus ingonspatial organization, thematic coherence, and the visitor's journey throu ghthepark. The study approaches the theme park as a three-dimensional cultural text and investigates how Vila da Mônica constructs a narrative us ingallegorical, performative, and technological elements to captivate and engage visitors. The methodology includes a literature review on narrative and story telling; transtextuality; transmediastory telling; possible fictional worlds; comic books; exhibition spaces; themeparks and the experience economy. This is a multidisciplinary approach that primarily articulates concepts from Literature, Communication Studies, and Tourism. In addition to bibliographic and documentary research, a descriptive field study was conducted through participant observationat Vila da Mônica Gramado. This on-site investigation reveals the modes of transtextual and transmedia transposition, identify in ghowthe Turma da Mônica universe is expanded in to this entertainments pace while preserving its discourse, language, and narrative coherence. The thes is advocates for anex panded view of Literature, recognizing comic books, exhibitions, themeparks, and immersive experiences as legitimate narrative forms. It defends hybridity and a esthetic plurality as meansto break with literary conservatism. By valuing the diversity of express ive languages, it promotes a more democratic and culturally inclusive literature.
Keywords: História em quadrinhos
Storytelling transmídia
Parque temático
Turma da Mônica
Vila da Mônica Gramado
Comic books
Transmedia storytelling
Theme park
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19579
Issue Date: 7-Aug-2025
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons