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Tipo: Dissertação
Título: O papel do planejamento pedagógico como ferramenta para alcançar a alfabetização plena até o 2º ano do ensino fundamental: um estudo da rede municipal de educação de Ubá - MG
Autor(es): Oliveira, Isabel Cristina Corrêa
Primeiro Orientador: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Oliveira, Luciana da Silva de
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como foco o planejamento pedagógico elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Ubá (SME/Ubá) e o desafio de garantir a alfabetização de todos os estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental (EF). A questão que orienta este estudo é: como o planejamento pedagógico elaborado pela rede pode contribuir para cumprir a meta de alfabetizar todos os alunos ao final do 2º ano do EF? O objetivo geral é investigar a eficácia desse planejamento no processo de alfabetização e letramento, a fim de propor, ao final, melhorias que fortaleçam as ações da rede. Os objetivos específicos compreendem: descrever como é realizado o planejamento e seu monitoramento pela SME; analisar como os professores se apropriam desse material no cotidiano escolar; e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que contribua para o aprimoramento das estratégias adotadas. A justificativa da pesquisa está ancorada em dados preocupantes: segundo a Avaliação de Fluência de 2022, cerca de 65% dos alunos do 2º ano não atingiram as habilidades mínimas de leitura. Esse cenário é corroborado por avaliações como a ANA e o PROALFA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com ampla pesquisa documental, tendo a roda de conversa como instrumento de coleta de dados, envolvendo professores alfabetizadores e supervisores pedagógicos de duas escolas da rede municipal. A análise foi embasada por autores que discutem a alfabetização em uma perspectiva discursiva e sociocultural, como Ferreiro e Teberosky (1986), Soares (2004, 2010), Mortatti (2008) e Smolka (1988), e por estudos sobre planejamento, saberes docentes e formação, como Libâneo(1994),Pimenta (1997), Tardif (2002), Gatti (2008), Luck (2009), Padilha (2001) e Fusari (1990). A análise dos dados permitiu identificar fragilidades na apropriação do planejamento pelos docentes, bem como lacunas na forma como esse processo é conduzido e acompanhado pela SME. Os principais achados revelam que, apesar dos esforços da equipe técnica, o planejamento ainda carece de maior sistematização, acompanhamento e articulação com a prática docente. O Plano de Ação Educacional proposto tem como foco a institucionalização do tempo de planejamento, a valorização da escuta docente e o fortalecimento da formação 9continuada articulada com a prática. Assim, este estudo contribui com subsídios concretos para a melhoria da política pública local de alfabetização, podendo gerar impactos significativos nos índices de aprendizagem, caso suas propostas sejam efetivamente implementadas.
Abstract: This dissertation, developed within the scope of the Professional Master’s PrograminPublic Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for PublicPolicies and Education Evaluation of the Federal University of JuizdeFora(CAEd/UFJF), focuses on the pedagogical planning carried out by theMunicipal Department of Education of Ubá (SME/Ubá) and the challenge of ensuringliteracyfor all students by the end of the 2nd year of Elementary School (EF). Theguidingresearch question is: how can the pedagogical planning developed by thenetworkcontribute to achieving the goal of literacy for all students by the end of the2ndyearof EF? The general objective is to investigate the effectiveness of this planningintheliteracy process, aiming to propose improvements that strengthen thenetwork’sactions. The specific objectives include: describing how planning and its monitoringare carried out by the SME; analyzing how teachers appropriate this material intheirdaily classroom practices; and proposing an Educational Action Plan(PAE)toenhance the strategies adopted. The justification for the research is groundedinconcerning data: according to the 2022 Fluency Assessment, approximately65%of2nd-year students did not achieve minimum reading skills. This scenarioiscorroborated by evaluations such as ANA and PROALFA. This is a qualitativestudywith extensive document analysis, using focus group discussions as a datacollectioninstrument, involving literacy teachers and pedagogical supervisors fromtwomunicipal schools. The analysis was based on authors who discuss literacyfromadiscursive and sociocultural perspective, such as Ferreiro and Teberosky(1986),Soares (2004, 2010), Mortatti (2008), and Smolka (1988), as well as studiesonplanning, teacher knowledge, and professional development, includingLibâneo(1994), Pimenta (1997), Tardif (2002), Gatti (2008), Luck (2009), Padilha(2001), andFusari (1990). The data analysis identified weaknesses in teachers’ appropriationofthe planning and gaps in how this process is conducted and monitored by theSME. The main findings reveal that, despite the efforts of the technical team, theplanningstill lacks greater systematization, follow-up, and alignment with classroompractice.The proposed Educational Action Plan focuses on institutionalizing planningtime,valuing teacher input, and strengthening ongoing professional development linkedtopractice. Therefore, this study provides concrete contributions to improvingthelocal 11public literacy policy, potentially generating significant impacts on learningoutcomesif its proposals are effectively implemented.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Formação docente
Literacy
Reading and writing skills
Teacher education
Pedagogical planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19532
Data do documento: 2-Set-2025
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