Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19523
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianedecastromoreiralana.pdfPDF/A1.96 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Elisabeth Gonçalves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039791823743863pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Denise Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857136891942271pt_BR
dc.contributor.referee2Barcellos, Marcília Elis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorLana, Cristiane de Castro Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-06T10:54:35Z-
dc.date.available2025-10-03-
dc.date.available2025-10-06T10:54:35Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19523-
dc.description.abstractThis research is part of the Professional Postgraduate Program in Management and Evaluation of Public Education at the Federal University of Juiz de Fora. The general objective is to analyze the implementation of the Full-Time Professional High School program at the Tancredo de Almeida Neves State School. The specific objectives are: to describe the implementation of the Full-Time Professional High School (EMTI) at the Tancredo de Almeida Neves State School; to analyze the main challenges of the Professional EMTI; and to propose an Educational Action Plan (PAE) that contributes to the processes of the Professional EMTI in the school in question. The theoretical framework utilized authors such as Condé (2012), Mainardes (2006), and Lima and D’Ascenzi (2013), who address the Public Policy Cycle. Additionally, Arroyo (2013), Cavaliere (2007, 2009), Moll (2014), and Gadotti (2009) highlight the difference between a full-time school and a school with extended hours. Youth Protagonism is portrayed through the perspectives of Freire (1999), Novaes (2019), Silva, Wolkweiss, Lima, Ferraro, and Ramos (2019). The methodology employed is based on a qualitative exploratory approach, involving documentary analysis of current legislation and school records. Data collection occurred through questionnaires from pre-class councils applied to students from all EMTI classes in the 1st and 4th bimesters of 2024, and from reports derived from the feedback of Formative Monitoring Meetings (EAF) and Formative Monitoring Cycles (CAF), from 2021 to 2024, with the participation of teachers, students, specialists, and the management team. After analyzing the collected elements, an Educational Action Plan was formulated with proposals for mitigating the identified problems.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo geral consiste em analisar a implementação do Ensino Médio Integral Profissional na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves e os objetivos específicos são: descrever a implementação do Ensino Médio em Tempo Integral Profissional (EMTI) na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves; analisar os principais desafios do EMTI Profissional e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que contribua para os processos do EMTI Profissional na escola em questão. Como referencial teórico foram utilizados autores como Condé (2012), Mainardes (2006), Lima e D’Ascenzi (2013) que abordam o Ciclo de Políticas Públicas. Além disso, Arroyo (2013), Cavaliere, (2007, 2009) Moll (2014) e Gadotti (2009) trazem a diferença entre escola integral e escola em tempo integral com ampliação de jornada. O Protagonismo Juvenil encontra-se retratado na visão de Freire (1999), Novaes (2019), Silva, Wolkweiss, Lima, Ferraro e Ramos (2019). A metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa exploratória, envolvendo análise documental das legislações vigentes e registros da escola. O levantamento de dados ocorreu por meio de questionários dos pré-conselhos de classe aplicados aos alunos de todas as turmas do EMTI no 1º e 4º bimestres de 2024 e dos relatórios advindos da devolutiva dos Encontros para Acompanhamento Formativo (EAF) e dos Ciclos de Acompanhamento Formativo (CAF), de 2021 a 2024 com a participação de membros da equipe de professores, estudantes, especialistas e da equipe diretiva. Após análise dos elementos aferidos, foi formulado um Plano de Ação Educacional com propostas para a mitigação dos problemas elencados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médio integral profissionalpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectRede físicapt_BR
dc.subjectFull-time professional high schoolpt_BR
dc.subjectHolistic educationpt_BR
dc.subjectPhysical networkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs desafios na implementação do ensino médio integral profissional em uma escola estadual na Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabricianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons