https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19460
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
danielesalzersimaspasqualino.pdf | PDF/A | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O novo ensino médio e a proposta interdisciplinar: o uso dos livros didáticos em uma escola da Zona da Mata mineira |
Autor(es): | Pasqualino, Daniele Salzer Simas |
Primeiro Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Giordano, Cássio Cristiano |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo pesquisar sobre as dificuldades enfrentadas pela equipe pedagógica de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais quanto ao uso dos livros didáticos interdisciplinares implantados para o Novo Ensino Médio, explorando as mudanças no Ensino Médio brasileiro, particularmente após a Lei 13.415/2017, delimitando o campo de pesquisa às propostas implementadas em Minas Gerais. Durante a minha trajetória profissional como educadora, foram observados desafios e questões associadas ao uso desses materiais didáticos, levando-nos a investigar as dificuldades enfrentadas pela equipe pedagógica da escola estudada. O levantamento de dados a partir de uma abordagem qualitativa através de entrevistas com a supervisão da escola e questionário aplicado aos docentes que trabalham com o Novo Ensino Médio, com destaque na interdisciplinaridade e na influência dos materiais didáticos em suas práticas pedagógicas, possibilitou discussões sobre a realidade vivida na escola em pesquisa. Os obstáculos observados para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar frente às propostas implementadas nesse momento abrangem questões ligadas à ausência de espaços de formação docente no decorrer do ano letivo, pouco conhecimento sobre os materiais didáticos disponibilizados para o Ensino Médio atrelado à ineficácia dos conteúdos trazidos nesse material, ocasionando na ausência de práticas interdisciplinares no cotidiano escolar dos estudantes. Os referenciais teóricos utilizados para o embasamento dos nossos estudos, viabilizaram uma discussão entre as práticas observadas e as propostas emergentes nesse novo modelo, resultando na proposição de um Plano de Ação Educacional com o objetivo de atenuar ou até mesmo sanar as dificuldades elencadas pela equipe docente frente às mudanças ocorridas nesse momento. O estudo aborda as políticas educacionais, reformas curriculares e propostas metodológicas relacionadas ao Ensino Médio, destacando a importância da formação continuada de professores e da adaptação dos materiais didáticos às diferentes realidades escolares. |
Abstract: | The present study aims to investigate the difficulties faced by the pedagogical team of a school within the State Education Network of Minas Gerais regarding the use of interdisciplinary textbooks implemented for the New High School model. It explores the changes in Brazilian secondary education, particularly following Law 13.415/2017, narrowing the research scope to the proposals implemented in Minas Gerais. Throughout my professional journey as an educator, challenges and issues related to the use of these teaching materials have been observed, prompting an investigation into the difficulties experienced by the pedagogical team at the school under study. Data collection was conducted through a qualitative approach, involving interviews with the school’s supervisory team and questionnaires administered to teachers working within the New High School model, with an emphasis on interdisciplinarity and the influence of the textbooks on their pedagogical practices. This enabled discussions on the real experiences observed within the school. The obstacles identified in implementing interdisciplinary work in light of the current proposals include issues such as the lack of teacher training opportunities during the academic year, limited familiarity with the textbooks provided for high school education, and the ineffectiveness of the content presented in these materials. These factors contribute to the absence of interdisciplinary practices in students’ daily school life. The theoretical frameworks used to support this study facilitated a discussion between the observed practices and the emerging proposals of this new model. This led to the development of an Educational Action Plan aimed at mitigating or even resolving the challenges identified by the teaching staff in response to the changes introduced. The study addresses educational policies, curricular reforms, and methodological proposals related to high school education, highlighting the importance of continuous teacher training and the adaptation of textbooks to different school realities. |
Palavras-chave: | Novo ensino médio Interdisciplinaridade Livro didático New high school curriculum Interdisciplinarity Textbook |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19460 |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons