https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19441
File | Description | Size | Format | |
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claudiaaparecidalima.pdf | PDF/A | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Os fatores associados ao baixo desempenho na Escola Estadual Vale de Luz: uma análise dos limites e possibilidades de atuação escolar |
Author: | Lima, Cláudia Aparecida |
First Advisor: | Alves, Alesandra Maia Lima |
Referee Member: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Referee Member: | Figueiredo, Vítor Fonseca |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Esta pesquisa tem o objetivo de identificar os fatores associados ao baixo desempenho da Escola Estadual “Vale de Luz”, localizada na região central de Minas Gerais. Para isso o trabalho parte da seguinte questão de pesquisa: quais as ações são possíveis para atenuar os fatores contextuais que influenciam o desempenho da Escola Estadual “Vale de Luz”? O objetivo geral é analisar de qual maneira os fatores externos e internos à instituição podem influenciar o desempenho da Escola Estadual “Vale de Luz”, para estruturar ações que visem minimizar os seus efeitos. Já os específicos são relacionados a: descrever a Escola Estadual Vale de Luz, seus resultados e os fatores contextuais da instituição; analisar os fatores contextuais da instituição e sua possível relação com os baixos resultados. A metodologia de pesquisa utilizada é o estudo de caso, por meio da abordagem qualitativa. Como instrumentos de pesquisa realizamos a pesquisa bibliográfica, entrevistas com a equipe gestora e questionário com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O levantamento das evidências foi feito por meio do site do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) dos resultados das avaliações externas da escola, assim como o levantamento de informações em documentos oficiais da escola como o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o Regimento Escolar. O referencial teórico tem por intuito compreender os fatores associados que levam a um baixo desempenho e as avaliações externas como um instrumento a ser utilizado para melhorar a qualidade da educação. Ao final do trabalho, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com o objetivo de compreender os resultados obtidos e, como consequência, promover a melhoria do desempenho dos estudantes. O PAE apresenta ações estratégicas voltadas à mitigação de fatores contextuais que impactam o rendimento escolar, contribuindo para a elevação da qualidade do ensino e dos resultados nas avaliações externas. Entre as propostas, destacam-se: a implementação de um sistema de mediação de conflitos no ambiente escolar; um projeto de leitura voltado a minimizar os efeitos do contexto familiar no desempenho acadêmico; e um projeto interdisciplinar com foco na promoção da cultura de paz na escola. Além disso, propõe-se um plano de estudos colaborativo com os professores, visando fomentar a expectativa docente, bem como a socialização de dados pelos gestores e sua apropriação pela equipe pedagógica. |
Abstract: | This work was developed within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education at the Center for Public Policies and Education Evaluation (CAEd) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). This research aims to identify the factors associated with the low performance of the State School "Vale de Luz", located in the central region of Minas Gerais. To achieve this, the work starts from the following research question: what actions are possible to mitigate the contextual factors that influence the performance of the State School "Vale de Luz"? The general objective is to analyze how external and internal factors to the institution can influence the performance of the State School "Vale de Luz", in order to structure actions aimed at minimizing their effects. The specific objectives are related to: describing the State School Vale de Luz, its results, and the contextual factors of the institution;analyze the contextual factors of the institution and their possible relationship with the low results. The research methodology used is the case study, through the qualitative approach. As research instruments, we conducted a literature review, interviews with the management team, and a questionnaire with teachers from the Final Years of Elementary Education and High School. The evidence gathering was done through the website of the Minas Gerais System of Evaluation and Equity of Public Education (Simave) and the Basic Education Evaluation System (Saeb) of the school's external evaluation results, as well as the collection of information in official school documents such as the Political-Pedagogical Project (PPP) and the School Regulations. The theoretical framework aims to understand the associated factors that lead to low performance and external evaluations as a tool to be used to improve the quality of education.At the end of the work, an Educational Action Plan (PAE) was developed with the aim of understanding the results obtained and, as a consequence, promoting the improvement of students' performance. The PAE includes strategic actions aimed at mitigating contextual factors that impact academic performance, contributing to the improvement of the quality of education and the results in external assessments. Among the proposals, the following stand out: the implementation of a conflict mediation system in the school environment; a reading project aimed at minimizing the effects of the family context on academic performance; and an interdisciplinary project focused on promoting a culture of peace in the school. Additionally, a collaborative study plan with the teachers is proposed, aiming to foster teachers' expectations, as well as the sharing of data by managers and its appropriation by the pedagogical team. |
Keywords: | Avaliações externas Simave Proeb Baixo desempenho Fatores associados External evaluations Low performance Associated factors |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19441 |
Issue Date: | 7-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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