https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19421
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mariafernandaalvesdossantosalmeida.pdf | PDF/A | 2.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A biblioteca da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes e a formação para a leitura dos alunos dos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Almeida, Maria Fernanda Alves dos Santos |
Primeiro Orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Membro da banca: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Membro da banca: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os desafios e as potencialidades das atividades desenvolvidas na biblioteca da Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes (EEMMM), com foco na sua capacidade de promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e letramento dos alunos do Ensino Fundamental de Anos Finais. A hipótese central é de que, devido a dificuldades institucionais, as práticas da biblioteca encontram-se limitadas em seu papel pedagógico. O objetivo geral é desenvolver estratégias para aprimorar as atividades da biblioteca, favorecendo a formação para a leitura dos alunos do 6º ao 9º ano da educação básica. Os objetivos específicos incluem descrever a estrutura da biblioteca, identificar os desafios na utilização dos recursos e propor um Plano de Ação Educacional para valorizar o espaço. A pesquisa se baseia em dois eixos teóricos: a formação de leitores e a gestão de bibliotecas escolares, com apoio em autores como Silva (1996), Soares (1999) e Street (2003), que discutem especificidades sobre leitura, letramento e formação de leitores; também Behr (2008), Campello et al.(2005), Granados Molina (2001) e Moro et al. (2011), referências importantes na discussão sobre gestão da biblioteca. Metodologicamente, a pesquisa é documental, exploratória e de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas com as duas Professoras de Ensino do Uso de Biblioteca (PEUBs), com duas Especialistas em Educação Básica (EEBs) e com a gestora escolar, além de uma Roda de Conversa com docentes de Língua Portuguesa. A análise dos dados, organizada em três eixos – visão atual dos participantes sobre a organização da biblioteca; práticas pedagógicas de formação para a leitura na EEMMM e sugestões para a melhoria do espaço da biblioteca e das práticas atuais – revelou problemas como espaço limitado, infraestrutura precária, acervo desorganizado e falta de planejamento de atividades. Como resultado, a pesquisa aponta para a necessidade de ações integradas para melhorar a utilização da biblioteca e as práticas pedagógicas O Plano de Ação Educacional busca implementar iniciativas para estimular os alunos a se engajarem mais ativamente com a leitura e com a compreensão textual, destacando a importância da biblioteca escolar como ferramenta pedagógica essencial na formação de leitores autônomos e críticos. |
Abstract: | This research analyzes the challenges and potential of the activities developed in the library of the Marechal Mascarenhas de Moraes State School (EEMMM), focusing on its ability to promote the development of reading and literacy skills among students in the final years of elementary school. The central hypothesis is that, due to institutional difficulties, library practices are limited in their pedagogical role. The general objective is to develop strategies to improve library activities, promoting reading training for students from the 6th to 9th grade of basic education. Specific objectives include describing the structure of the library, identifying challenges in the use of resources and proposing an Educational Action Plan to enhance the space. The research is based on two theoretical axes: the formation of readers and the management of school libraries, supported by authors such as Silva (1996), Soares (1999) and Street (2003), who discuss specificities about reading, literacy, and reader training; also Behr (2008), Campelloet al.(2005), Granados Molina (2001) and Moro et al.(2011), important references in the discussion on library management. Methodologically, the research was documentary, exploratory and field-based, using semi-structured interviews with the two Library Use Teaching Teachers (PEUBs), with two Basic Education Specialists (EEBs) and with the school manager, in addition to a Conversation Circle. with Portuguese Language teachers. Data analysis, organized into three axes - participants' current view of the library's organization; pedagogical practices for reading training at EEMMM and suggestions for improving the library space and current practices - revealed problems such as limited space, poor infrastructure, disorganized collection and lack of activity planning. As a result, the research points to the need for integrated actions to improve library use and pedagogical practices. The Educational Action Plan seeks to implement initiatives to encourage students to engage more actively with reading and textual comprehension, highlighting the importance of the school library as an essential pedagogical tool in the formation of autonomous and critical readers. |
Palavras-chave: | Formação para leitura Formação de leitores Gestão da biblioteca escolar Reading training Reader training School library management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19421 |
Data do documento: | 26-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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