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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Previsão da demanda por aulas práticas em Centros de Formação de Condutores: aplicação de modelos quantitativos de séries temporais
Autor(es): Gonçalves, Caleb Alves
Primeiro Orientador: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Membro da banca: Paula Neto, Alcielis de
Membro da banca: Nunes, Rodolfo Vieira
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar o método mais eficiente de previsão da demanda por aulas práticas nas categorias A, B e D, em duas unidades de Centros de Formação de Condutores (CFCs) localizados em Governador Valadares – MG. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa, com aplicação de métodos baseados em séries temporais. Os dados foram extraídos do sistema interno CFC PRODUTIVO, abrangendo o período de 2018 a 2024, e foram consideradas apenas aulas efetivamente realizadas, por representarem a demanda concretizada. Os métodos aplicados incluem Média Móvel Simples, Média Móvel Ponderada, Suavização Exponencial Simples, Holt, Holt-Winters Aditivo e Holt-Winters Multiplicativo. A comparação entre os modelos foi realizada com base no Erro Quadrático Médio (EQM) e na Raiz do Erro Quadrático Médio (RMSE). Os resultados permitiram identificar o modelo mais adequado para cada categoria e unidade, contribuindo para decisões estratégicas relacionadas à capacidade produtiva, planejamento operacional e gestão da oferta de serviços nos CFCs. A análise detalhada demonstrou a importância de uma previsão de demanda precisa para otimizar a alocação de recursos e reduzir desperdícios, fornecendo um valioso suporte à gestão estratégica do negócio.
Abstract: This Final Paper aims to identify the most efficient method for forecasting the demand for practical driving lessons in categories A, B, and D, in two Driving School Centers (CFCs) located in Governador Valadares – MG. The research uses a quantitative approach, applying methods based on time series. Data were extracted from the internal system CFC PRODUTIVO, covering the period from 2018 to 2024, and only effectively conducted classes were considered, as they represent the materialized demand. The applied methods include Simple Moving Average, Weighted Moving Average, Simple Exponential Smoothing, Holt, Holt-Winters Additive, and Holt-Winters Multiplicative. The comparison between the models was based on the Mean Squared Error (MSE) and the Root Mean Squared Error (RMSE). The results allowed for the identification of the most suitable model for each category and unit, contributing to strategic decisions related to productive capacity, operational planning, and the management of service offerings at the CFCs. The detailed analysis demonstrated the importance of accurate demand forecasting to optimize resource allocation and reduce waste, providing valuable support for the business's strategic management.
Palavras-chave: Previsão de demanda
Séries temporais
Autoescola
Aulas práticas
Gestão de operações
Demand forecasting
Time series
Driving school
Practical lessons
Operations management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19411
Data do documento: 21-Ago-2025
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