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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A teoria econômica do casamento e do comportamento da noiva
Author: Ferreira, Magda Helena Duarte
First Advisor: Caetano, Sidney Martins
Referee Member: Simão Filho, José
Resumo: A indústria do casamento e o mercado de eventos no Brasil têm crescido significativamente nos últimos anos, o que denota a importância desse setor para a economia do país. Diante desse cenário, esse trabalho pretende trazer uma revisão bibliográfica sobre a teoria econômica do casamento e o processo de tomada de decisão das noivas, buscando elencar os elementos e variáveis que influenciam, direta ou indiretamente, o comportamento de consumo e orientam toda a trajetória de compras das noivas. O intuito desse trabalho é, portanto, identificar e compreender os fatores e as motivações que caracterizam o comportamento das noivas, assim como, problematizar o papel e o poder das redes sociais e do marketing digital para a indústria do casamento. A partir de uma análise sobre trabalhos empíricos relacionados ao tema e de uma reflexão teórica sobre Economia Comportamental aplicada ao consumo, esse trabalho coloca em voga desafios ainda latentes no que concerne à aplicabilidade de conhecimentos das áreas de psicologia e antropologia nos estudos de economia sobre o comportamento dos agentes. Ainda que não se trate de um trabalho empírico e mesmo diante das limitações colocadas pela escassez de estudos econômicos sobre o mercado de casamento, esse trabalho suscita questões de extrema importância sobre os processos de escolha de produtos e serviços típicos desse mercado e a tomada de decisão das noivas, inferindo também uma discussão sobre teoria do valor e consciência de preço.
Abstract: The wedding industry and the events market in Brazil have grown significantly in recent years, highlighting the importance of this sector to the country's economy. In light of this scenario, this study aims to provide a literature review on the economic theory of marriage and the decision-making processes of brides, seeking to identify the elements and variables that, directly or indirectly, influence consumer behavior and guide the entire bridal purchasing journey. The purpose of this work is, therefore, to identify and understand the factors and motivations that characterize bride’s behavior, as well as to problematize the role and power of social media and digital marketing within the wedding industry. Through a thorough and detailed analysis of empirical studies related to the topic and a theoretical reflection on behavioral economics applied to consumption, this study raises some latent challenges regarding the applicability of knowledge from the fields of psychology and anthropology in economics studies on the behavior of agents. Although this is not an empirical study, and despite the limitations imposed by the scarcity of economic research on the marriage market, this work raises extremely important questions about the processes of choice of products and services typical of this market and brides' decision making, also suggesting a discussion on value theory and price awareness.
Keywords: Indústria do casamento
Teoria econômica do casamento
Mercado de eventos
Tomada de decisão
Comportamento de consumo
Economia Comportamental
Teoria do valor
Consciência de preço
wedding industry
Economic theory of marriage
Events market
Decision making
Consumer behavior
Behavioral economics
Value theory
Price awareness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19268
Issue Date: 11-Aug-2025
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