Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19189
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marileaimaculadamartinsneto.pdfPDF/A3.41 MBAdobe PDFView/Open
marileaimaculadamartinsneto - produtoeducacional.pdf4.33 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sonia Regina Mendes dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6858518428711558pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104271477506670pt_BR
dc.creatorMartins Neto, Mariléa Imaculada-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8445945342618719pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-14T15:35:13Z-
dc.date.available2025-08-13-
dc.date.available2025-08-14T15:35:13Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19189-
dc.description.abstractThis research addresses the theme of School Financial Education, with a particular focus on fostering autonomy among eighth-grade students at a private school in Rio Pomba, Minas Gerais, Brazil. Grounded in Paulo Freire’s Pedagogy of Autonomy, the study explores how students make decisions when faced with financial dilemmas. The primary goal was to promote critical thinking and autonomous decision-making among lower secondary students through problem-based learning scenarios related to personal finance. Both the theme—School Financial Education—and the emphasis on student autonomy are highly relevant within the field of Mathematics Education. Guided by the theoretical and methodological principles of Didactical Engineering, the research involved the design and implementation of a set of quizzes on financial topics, titled Educa-Din Quizzes. The methodological process followed the four phases of Didactical Engineering: preliminary analysis, design and a priori analysis, experimentation, and a posteriori analysis and validation. In the final phase, students’ responses were analyzed with an emphasis on their autonomous choices and decision-making processes in response to the problems presented. The a posteriori analysis revealed that students actively exercised their autonomy and engaged in thoughtful, critical reflections on the financial issues explored throughout the project.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma temática voltada para Educação Financeira Escolar e tem como foco uma atenção especial para a autonomia dos/as estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada da cidade de Rio Pomba – MG, em relação às suas tomadas de decisão, baseando-se na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. O objetivo desta pesquisa foi promover, a partir de situações-problema relacionadas às finanças, a visão crítica e a tomada de decisões autônomas de estudantes do Ensino Fundamental II. Tanto o tema, Educação Financeira Escolar, quanto a proposta, autonomia dos/as estudantes, são assuntos pertinentes à área da Educação Matemática. Seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da Engenharia Didática para a realização do experimento com os/as estudantes, foi elaborado um conjunto de quiz relacionados ao tema, nomeados Quizzes Educa-Din. Desta feita, os procedimentos metodológicos seguiram as quatro fases da Engenharia Didática, a saber: análises preliminares, concepção e análise a priori, experimentação e análise a posteriori e validação. Posteriormente, foi realizada a análise das respostas, na quarta fase, respaldando-se nas tomadas de decisão, ou mesmo das escolhas a serem feitas com autonomia, diante dos problemas propostos aos estudantes. A análise a posteriori permitiu, por meio das respostas coletadas, concluir que os estudantes exerceram sua autonomia diante das decisões tomadas e levantaram reflexões pertinentes sobre o tema em questão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação financeira escolarpt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectSchool financial educationpt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira escolar e autonomia: provocando possibilidades nos/as estudantes da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons