https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19093
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Memórias em fragmentos: o monumento a Bernardo Mascarenhas (1938), de José Otávio Corrêa Lima, no espaço urbano em Juiz de Fora (MG) |
Author: | Silva, Ícaro Assini Secunho |
First Advisor: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Referee Member: | Olender, Marcos |
Referee Member: | Mendonça, Paulo Knauss de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar o Monumento a Bernardo Mascarenhas, inaugurado em 1938 na Praça Antônio Carlos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O monumento, que sofreu danos após uma tempestade ocorrida em 2020, é de autoria do escultor José Otávio Corrêa Lima e, quando íntegro, era composto por pedestais sobrepostos em tendência art déco, encimados por um busto em bronze de Bernardo Mascarenhas e duas estátuas representando um casal de trabalhadores. Compreendendo o monumento enquanto uma peça de arte pública, cujo papel é perpetuar uma memória no espaço urbano, buscamos entendê-lo por meio de suas múltiplas dimensões, considerando-o em termos de sua função de memória urbana, artística e política. Assim, a análise partiu do monumento para suas relações com o entorno do núcleo histórico da Praça Antônio Carlos e o contexto político do Brasil na década de 1930, passando pelo histórico de formação das praças da região central de Juiz de Fora, pela inserção do monumento na trajetória do escultor Corrêa Lima e por um diálogo entre arte e política através de uma observação mais aprofundada sobre as imagens dos operários. |
Abstract: | The present work aims to study the Monument to Bernardo Mascarenhas, inaugurated in 1938 at Praça Antônio Carlos, in Juiz de Fora, Minas Gerais. The monument, which was damaged after a storm in 2020, was created by the sculptor José Otávio Corrêa Lima and, when intact, consisted of superimposed pedestals in Art Deco style, topped by a bronze bust of Bernardo Mascarenhas and two statues representing a couple of workers. Understanding the monument as a piece of public art, whose role is to perpetuate a memory in urban space, we seek to understand it through its multiple dimensions, considering it in terms of its function of urban, artistic, and political memory. Thus, the analysis started from the monument to its relations with the surroundings of the historic nucleus of Praça Antônio Carlos and the political context of Brazil in the 1930s, covering the history of the formation of the squares in the central region of Juiz de Fora, the insertion of the monument in the trajectory of the sculptor Corrêa Lima, and a dialogue between art and politics through a more in-depth observation of the images of the workers. |
Keywords: | Escultura Monumentos públicos José Otávio Corrêa Lima Bernardo Mascarenhas Sculpture Public monuments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em História |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19093 |
Issue Date: | 17-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em História (Dissertações) |
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