Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
icaroassinisecunhosilva.pdfPDF/A11.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451564561556865pt_BR
dc.contributor.referee1Olender, Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Paulo Knauss de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9236533842481264pt_BR
dc.creatorSilva, Ícaro Assini Secunho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1588327766025734pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-25T13:16:54Z-
dc.date.available2025-07-24-
dc.date.available2025-07-25T13:16:54Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19093-
dc.description.abstractThe present work aims to study the Monument to Bernardo Mascarenhas, inaugurated in 1938 at Praça Antônio Carlos, in Juiz de Fora, Minas Gerais. The monument, which was damaged after a storm in 2020, was created by the sculptor José Otávio Corrêa Lima and, when intact, consisted of superimposed pedestals in Art Deco style, topped by a bronze bust of Bernardo Mascarenhas and two statues representing a couple of workers. Understanding the monument as a piece of public art, whose role is to perpetuate a memory in urban space, we seek to understand it through its multiple dimensions, considering it in terms of its function of urban, artistic, and political memory. Thus, the analysis started from the monument to its relations with the surroundings of the historic nucleus of Praça Antônio Carlos and the political context of Brazil in the 1930s, covering the history of the formation of the squares in the central region of Juiz de Fora, the insertion of the monument in the trajectory of the sculptor Corrêa Lima, and a dialogue between art and politics through a more in-depth observation of the images of the workers.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar o Monumento a Bernardo Mascarenhas, inaugurado em 1938 na Praça Antônio Carlos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. O monumento, que sofreu danos após uma tempestade ocorrida em 2020, é de autoria do escultor José Otávio Corrêa Lima e, quando íntegro, era composto por pedestais sobrepostos em tendência art déco, encimados por um busto em bronze de Bernardo Mascarenhas e duas estátuas representando um casal de trabalhadores. Compreendendo o monumento enquanto uma peça de arte pública, cujo papel é perpetuar uma memória no espaço urbano, buscamos entendê-lo por meio de suas múltiplas dimensões, considerando-o em termos de sua função de memória urbana, artística e política. Assim, a análise partiu do monumento para suas relações com o entorno do núcleo histórico da Praça Antônio Carlos e o contexto político do Brasil na década de 1930, passando pelo histórico de formação das praças da região central de Juiz de Fora, pela inserção do monumento na trajetória do escultor Corrêa Lima e por um diálogo entre arte e política através de uma observação mais aprofundada sobre as imagens dos operários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectMonumentos públicospt_BR
dc.subjectJosé Otávio Corrêa Limapt_BR
dc.subjectBernardo Mascarenhaspt_BR
dc.subjectSculpturept_BR
dc.subjectPublic monumentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleMemórias em fragmentos: o monumento a Bernardo Mascarenhas (1938), de José Otávio Corrêa Lima, no espaço urbano em Juiz de Fora (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons