Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19055
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisangelagomessoaresmedeiros.pdfPDF/A2.31 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Avaliação educacional em foco: como os resultados do Saeb e SIMAVE do período de 2019 a 2023 podem influenciar na prática docente dos professores dos anos iniciais de uma escola estadual do município de Janaúba/MG
Author: Medeiros, Elisângela Gomes Soares
First Advisor: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Tavares Júnior, Fernando
Referee Member: Flores, Adolfo Ignácio Calderón
Resumo: Com este estudo, busca-se investigar o processo de apropriação dos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), de 2019 a 2023, pelos professores dos Anos Iniciais da Escola Estadual Professora Diva Pinto, situada ao norte de Minas Gerais. O objetivo geral é entender como esses resultados são utilizados no planejamento docente para reformular as ações pedagógicas e os objetivos específicos são (1) descrever o cenário de aprendizagem da escola a partir dos resultados das avaliações externas de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e Simave, no intervalo de 2011 a 2023, e as ações pedagógicas e estratégias efetivadas pela escola para o trabalho com esses resultados, (2) analisar o uso pedagógico dos resultados das avaliações do Saeb e do SIMAVE na melhoria da qualidade do ensino da escola e (3) propor estratégias de gestão que se configurem como instrumental de apoio para favorecer a melhoria da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa é norteada pelos estudos dos seguintes autores: Alves e Soares (2012), Brooke e Cunha (2011), Kellaghan e Greaney (2010), Fontanive (2013), Sousa e Oliveira (2010), Luckesi (2011), Bonamino e Souza (2012) e Bauer (2020). A metodologia de pesquisa é a abordagem qualitativa para investigar o problema apresentado, realizada por meio de entrevistas com os professores, entrevistas individuais com o gestor escolar e com a especialista em educação básica, envolvidos no processo de apropriação dos resultados das avaliações e que possam oferecer insights relevantes para a pesquisa. Este estudo é importante porque ajuda a entender como os resultados das avaliações podem ser usados para melhorar a prática docente e o desempenho dos alunos. Além disso, pode fornecer importantes contribuições para melhorar a aprendizagem dos alunos e os resultados apresentados nas avaliações sistêmicas futuras.
Abstract: This study aims to investigate the process of appropriation of the results from the Basic Education Assessment System (Saeb) and the Minas Gerais State System for Assessment and Equity in Public Education (SIMAVE), from 2019 to 2023, by elementary school teachers at Escola Estadual Professora Diva Pinto, located in the northern region of Minas Gerais. The general objective is to understand how these results are used in teachers’ planning to reshape pedagogical actions. The specific objectives are: (1) to describe the school’s learning scenario based on the external assessment results in Portuguese Language and Mathematics from Saeb and SIMAVE, between 2011 and 2023, and the pedagogical actions and strategies implemented by the school in response to these results; (2) to analyze the pedagogical use of Saeb and SIMAVE assessment results in improving the quality of teaching at the school; and (3) to propose management strategies that serve as support tools to enhance student learning. This research is guided by the studies of the following authors: Alves and Soares (2012), Brooke and Cunha (2011), Kellaghan and Greaney (2010), Fontanive (2013), Sousa and Oliveira (2010), Luckesi (2011), Bonamino and Souza (2012), and Bauer (2020). The research methodology follows a qualitative approach to investigate the stated problem, conducted through interviews with teachers, as well as individual interviews with the school manager and the Basic Education Specialist involved in the appropriation process of the assessment results, who can provide relevant insights for the study. This research is significant because it helps to understand how assessment results can be used to improve teaching practices and student performance. Furthermore, it can offer important contributions toward enhancing student learning and improving future systemic assessment outcomes.
Keywords: Saeb
SIMAVE
Avaliação sistêmica
Aprendizagem
Ações pedagógicas
Systemic assessment
Learning
Pedagogical actions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19055
Issue Date: 25-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons