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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464181759809989pt_BR
dc.contributor.referee2Flores, Adolfo Ignácio Calderón-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4931639185143968pt_BR
dc.creatorMedeiros, Elisângela Gomes Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T15:10:39Z-
dc.date.available2025-07-17-
dc.date.available2025-07-17T15:10:39Z-
dc.date.issued2025-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19055-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the process of appropriation of the results from the Basic Education Assessment System (Saeb) and the Minas Gerais State System for Assessment and Equity in Public Education (SIMAVE), from 2019 to 2023, by elementary school teachers at Escola Estadual Professora Diva Pinto, located in the northern region of Minas Gerais. The general objective is to understand how these results are used in teachers’ planning to reshape pedagogical actions. The specific objectives are: (1) to describe the school’s learning scenario based on the external assessment results in Portuguese Language and Mathematics from Saeb and SIMAVE, between 2011 and 2023, and the pedagogical actions and strategies implemented by the school in response to these results; (2) to analyze the pedagogical use of Saeb and SIMAVE assessment results in improving the quality of teaching at the school; and (3) to propose management strategies that serve as support tools to enhance student learning. This research is guided by the studies of the following authors: Alves and Soares (2012), Brooke and Cunha (2011), Kellaghan and Greaney (2010), Fontanive (2013), Sousa and Oliveira (2010), Luckesi (2011), Bonamino and Souza (2012), and Bauer (2020). The research methodology follows a qualitative approach to investigate the stated problem, conducted through interviews with teachers, as well as individual interviews with the school manager and the Basic Education Specialist involved in the appropriation process of the assessment results, who can provide relevant insights for the study. This research is significant because it helps to understand how assessment results can be used to improve teaching practices and student performance. Furthermore, it can offer important contributions toward enhancing student learning and improving future systemic assessment outcomes.pt_BR
dc.description.resumoCom este estudo, busca-se investigar o processo de apropriação dos resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE), de 2019 a 2023, pelos professores dos Anos Iniciais da Escola Estadual Professora Diva Pinto, situada ao norte de Minas Gerais. O objetivo geral é entender como esses resultados são utilizados no planejamento docente para reformular as ações pedagógicas e os objetivos específicos são (1) descrever o cenário de aprendizagem da escola a partir dos resultados das avaliações externas de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb e Simave, no intervalo de 2011 a 2023, e as ações pedagógicas e estratégias efetivadas pela escola para o trabalho com esses resultados, (2) analisar o uso pedagógico dos resultados das avaliações do Saeb e do SIMAVE na melhoria da qualidade do ensino da escola e (3) propor estratégias de gestão que se configurem como instrumental de apoio para favorecer a melhoria da aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa é norteada pelos estudos dos seguintes autores: Alves e Soares (2012), Brooke e Cunha (2011), Kellaghan e Greaney (2010), Fontanive (2013), Sousa e Oliveira (2010), Luckesi (2011), Bonamino e Souza (2012) e Bauer (2020). A metodologia de pesquisa é a abordagem qualitativa para investigar o problema apresentado, realizada por meio de entrevistas com os professores, entrevistas individuais com o gestor escolar e com a especialista em educação básica, envolvidos no processo de apropriação dos resultados das avaliações e que possam oferecer insights relevantes para a pesquisa. Este estudo é importante porque ajuda a entender como os resultados das avaliações podem ser usados para melhorar a prática docente e o desempenho dos alunos. Além disso, pode fornecer importantes contribuições para melhorar a aprendizagem dos alunos e os resultados apresentados nas avaliações sistêmicas futuras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaebpt_BR
dc.subjectSIMAVEpt_BR
dc.subjectAvaliação sistêmicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAções pedagógicaspt_BR
dc.subjectSystemic assessmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPedagogical actionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação educacional em foco: como os resultados do Saeb e SIMAVE do período de 2019 a 2023 podem influenciar na prática docente dos professores dos anos iniciais de uma escola estadual do município de Janaúba/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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