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Clase: Dissertação
Título : A alfabetização no contexto do compromisso nacional criança alfabetizada: desafios de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais
Autor(es): Batista, Cris Kellen Rodrigues
Orientador: Ferreira, Rosangela Veiga Julio
Miembros Examinadores: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa a compreensão dos profissionais da escola sobre alfabetização, considerando o que acontece na escola e como o coletivo poderia refletir sobre caminhos possíveis para melhoria da formação leitora. Trata-se de uma escola de anos iniciais da rede estadual de ensino, localizada em Juiz de Fora – Minas Gerais. Para isso, definiu-se como pergunta de pesquisa: como os profissionais da escola campo compreendem o que as crianças consideradas alfabetizadas conseguem ler e que atividades deveriam realizar com autonomia? A partir desse questionamento definiu-se como objetivo geral compreender as experiências dos profissionais da escola com a alfabetização, tendo o 2º ano do ensino fundamental como referência, para a proposição de um Plano de Ação que contribua com metas da política pública Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Com base na questão e no objetivo geral definiu-se como objetivos específicos: i) discorrer sobre o contexto de estudo desta dissertação a partir da análise de políticas públicas voltadas à alfabetização e do conhecimento de características da escola campo; ii) analisar as respostas dos profissionais da escola (gestão escolar, especialistas e professores) a um protocolo de leitura, com vistas a identificar experiências dos docentes em torno do que crianças consideradas alfabetizadas leem e quais atividades conseguiriam realizar; iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa contribuir para a consolidação dos processos de aquisição de competência leitora na escola campo da pesquisa, pautado nos achados da pesquisa. A metodologia utilizada é qualitativa e foi adotada para a produção de dados levantados em documentos sobre as políticas de alfabetização a nível nacional e estadual e registros da escola pesquisada, também análise de resultados de avaliações internas e externas e a aplicação de um protocolo de leitura, com apresentação das análises em um workshop para os docentes e gestores da escola. Com base na análise dos resultados da aplicação do protocolo de leitura foi possível aferir que perceber que os professores consideram que um educando alfabetizado lê palavras simples, mas ainda não possui consolidadas habilidades referentes a leitura e interpretação de textos. As conclusões apontam para a necessidade de um trabalho pedagógico que contemple a formação leitora através dos letramentos e apoio da gestão escolar e pedagógica aos docentes alfabetizadores. Tal constatação nos levou a elaborar um material de apoio pedagógico construído coletivamente a partir do diagnóstico da escola, que está proposto no PAE.
Resumen : This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzes the understanding of school professionals about literacy, considering what happens in the school and how the collective could reflect on possible ways to improve reading development. It is a school of the initial years of the state education network, located in Juiz de Fora - Minas Gerais. To this end, the following research question was defined: how do professionals at the field school understand what children considered literate can read and what activities they should carry out independently? Based on this question, the general objective was defined to understand the experiences of school professionals with literacy, taking the 2nd year of elementary school as a reference, in order to propose an Action Plan that contributes to the goals of the public policy National Commitment to Literate Children. Based on the question and the general objective, the following specific objectives were defined: i) to discuss the study context of this dissertation based on the analysis of public policies aimed at literacy and knowledge of the characteristics of the rural school; ii) to analyze the responses of school professionals (school management, specialists and teachers) to a reading protocol, seeking to identify teachers' experiences regarding what children considered literate read and what activities they could carry out; iii) to propose an Educational Action Plan (PAE) that aims to contribute to the consolidation of the processes of acquiring reading skills in the school where the research was conducted, based on the research findings. The methodology used is qualitative and was adopted to produce data collected in documents on literacy policies at national and state levels and records of the school studied, as well as analysis of the results of internal and external evaluations and the application of a reading protocol, with the analysis being presented in a workshop for the school's teachers and managers. Based on the analysis of the results of the application of the reading protocol, it was possible to determine that teachers consider that a literate student can read simple words, but does not yet have consolidated skills related to reading and interpreting texts. The conclusions point to the need for pedagogical work that includes reading development through literacy and support from school and pedagogical management to literacy teachers. This finding leads us to propose the development of pedagogical support material to be collectively constructed based on the school's diagnosis.
Palabras clave : Alfabetização
Avaliação externa
Compromisso nacional criança alfabetizada
Proposta pedagógica
Literacy
External assessment
National commitment pedagogical proposal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19040
Fecha de publicación : 28-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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