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Tipo: Dissertação
Título: Uso e apropriação de dados na gestão escolar: estudo com supervisores de escolas prioritárias no Espírito Santo (ES)
Autor(es): Silva, Endy de Albuquerque
Primeiro Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Soares Neto, Joaquim José
Resumo: A pesquisa em questão foi desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O intuito dessa pesquisa foi identificar os desafios encontrados pelos supervisores das escolas prioritárias, no que se refere ao uso e a apropriação de dados e evidências das escolas as quais assessoram, possibilitando, dessa forma, qualificar o trabalho realizado pela Gerência de Ensino Médio em seu assessoramento aos supervisores, tendo como foco a melhoria da aprendizagem de estudantes do Ensino Médio a partir da realidade da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu/ES). Assim, a pesquisa teve a seguinte questão de balizadora: quais ações podem ser desenvolvidas pela Gerência de Ensino Médio (GEM) para que os supervisores das escolas prioritárias se apropriem e utilizem de forma qualificada os dados e as evidências educacionais em seu assessoramento às escolas? O objetivo geral deste estudo foi compreender quais ações a GEM pode desenvolver para que os supervisores das escolas prioritárias se apropriem e utilizem de forma qualificada os dados e as evidências educacionais em seu assessoramento às escolas. Para responder a referida questão, em um primeiro momento, foi realizada uma análise documental das políticas de uso de dados e resultados de aprendizagem no Ensino Médio pela Sedu/ES e, em um segundo momento, realizamos uma pesquisa com os supervisores das escolas prioritárias que atuam nas Superintendências Regionais de Educação (SRE) do ES para compreender e melhor situar nosso objeto de pesquisa. Dentre os referenciais que subsidiaram as análises dos resultados que compõe as seções analíticas do presente texto, destacam-se os estudos de Padilha (2001), Perfeito (2007), Vasconcellos (2000) e Gandin (2001), que ressaltam a temática da importância do planejamento educacional; Luck (2009 e 2021) e Oliveira e Menezes (2018) apud Garay (2011), que discutem a respeito da gestão pedagógica e qualidade da educação; Codes e Araújo (2021), Christophe et al. (2015), Núñez (2019) e Boudett, City e Murnane (2020), que abordam o uso dos dados e de evidências na educação; Ferreira (2014) e Godoi (2023), que discutem sobre a parceria entre entes públicos e privados e Alves e Aquino (2012), Bardin (2016) e Dalla Valle e Ferreira (2025), que dialogam sobre as metodologias de pesquisa. Por meio da pesquisa, foram identificados os fatores que interferem na apropriação dos dados pelos supervisores das escolas prioritárias da rede pública estadual de Ensino Médio do ES. Diante disso, foi elaborado um Plano de Ação Educacional, em que propomos a elaboração de uma Diretriz Pedagógica de Assessoramento às Escolas Prioritárias com o intuito de contribuir para qualificar ações para a apropriação e uso de dados e evidências pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo a fim de subsidiar as propostas de intervenção da gestão pedagógica com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio.
Abstract: The research in question was developed in the context of the Professional Master's Degree in Public Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The purpose of this research was to identify the challenges faced by supervisors of priority schools, concerning to the use and appropriation of data and evidences from the schools they advise. Thus making it possible to qualify the work carried out by the Secondary Education Management in their advising supervisors, focusing on improving the learning of high school students based on the reality of the Espírito Santo State Department of Education (Sedu/ES). Thus, the research had the following question: what actions the Secondary Education Management (GEM) can develop so that supervisors of priority schools appropriate and use educational data and evidences in a qualified way in their advice to schools? The general objective of this study was to understand what actions GEM can develop so that supervisors of priority schools appropriate and use educational data and evidence in a qualified way in their advice to schools. To answer this question, first, a documentary analysis of the data use policies and learning results in High School by Sedu/ES was carried out. Secondly, we carry out a survey with the supervisors of the priority schools that they work in the Regional Education Superintendencies (SRE) of ES to understand and better situate our research object. Among the references that supported the analysis of the results that make up the analytical sections of this text, the studies by Padilha (2001), respect for pedagogical management and quality of education; Codes and Araújo (2021), Christophe et al. (2015), Núñez (2019) and Boudett, City and Murnane (2020) who address the use of data and evidences in education; Ferreira (2014) and Godoi (2023) who discuss the partnership between public and private entities and Alves and Aquino (2012), Bardin (2016) and Dalla Valle and Ferreira (2025), who discuss research methodologies. Through the research, factors that interfere with the appropriation of data by supervisors of priority schools in the state public high school network in ES were identified. In view of this, an Educational Action Plan was elaborated, in which we propose the draw up of a Pedagogical Guideline for Advising Priority Schools with the aim of contributing to qualifying actions for the appropriation and use of data and evidence by the State Secretariat for Education of Espírito Santo to support pedagogical management intervention proposals focused on improving the learning of high school students.
Palavras-chave: Escolas prioritárias
Rede pública estadual do Espírito Santo
Supervisores escolares
Ensino médio
Uso de dados
Gestão educacional
Priority schools
State public network of Espírito Santo
School supervisors
High school
Data usage
Educational management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19031
Data do documento: 1-Abr-2025
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