https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19010
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alessandraalvesferreira.pdf | PDF/A | 2.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Participação da família e gestão democrática: desafios e possibilidades em uma Escola Estadual do Leste Mineiro |
Author: | Ferreira, Alessandra Alves |
First Advisor: | Oliveira, Rita de Cássia |
Referee Member: | Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima |
Referee Member: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O estudo foi iniciado com um caso de gestão que investigou a participação da família na vida escolar dos filhos, sob a perspectiva da gestão democrática na Escola Estadual Dona Graça. Assim, as questões iniciais da pesquisa foram: Como tem sido a participação da família naquela escola? Como a gestão escolar pode contribuir para melhorar a participação das famílias na vida escolar dos estudantes? Com base nisso, o objetivo principal consistiu em analisar a participação da família na Escola Estadual Dona Graça sob a perspectiva da gestão democrática. Os objetivos específicos estabelecidos para esta pesquisa foram: a) descrever a participação das famílias na Escola Estadual Dona Graça e as estratégias utilizadas pela gestão para promover a participação delas na vida escolar dos estudantes; b) analisar a percepção dos familiares e servidores sobre a participação na vida escolar dos estudantes; e c) propor ações para aprimorar a participação das famílias na vida escolar dos estudantes. A fundamentação teórica foi constituída a partir de pesquisas realizadas por Lahire (1997), Paro (2001), Cury (2002), Polonia e Dessen (2005), Castro e Regattieri (2009), Perez (2010), Lück (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) e Saraiva-Junges e Wagner (2016), entre outros. Foi conduzido um estudo de caso, incluindo a análise de documentos como atas de reuniões, listas de presença, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar e o mapeamento de dados do Inep, contemplando o intervalo de 2018 a 2023. No levantamento de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a gestora, uma especialista da educação básica, duas professoras e nove pais ou responsáveis por alunos. A investigação mostrou que as famílias estão envolvidas de maneira restrita, sendo essencial que a escola revise suas abordagens, criando ambientes para debates e aumentando as chances de uma participação concreta. Com base na pesquisa realizada, foi elaborado o Plano de Ação Educacional, contendo estratégias voltadas a incentivar a participação dos responsáveis nas atividades escolares. Espera-se colaborar para aumentar a permanência dos alunos na escola, o que pode levar a avanços na qualidade da educação pública brasileira. |
Abstract: | This research was carried out as part of the Professional Master's Degree in Public Education Management and Evaluation at the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora. The study began with a management case that investigated family participation in their children's school life from the perspective of democratic management at Dona Graça State School. This led to the research questions: How has family participation been in that school? How can school management contribute to improving family participation in students' school life? Based on this, the general objective was to analyze family participation at Dona Graça State School from the perspective of democratic management. The specific objectives defined for this study were: a) to describe the participation of families in the Dona Graça State School and the strategies used by the management to promote their participation in the students' school life; b) to analyze the perception of family members and staff about participation in the students' school life and c) to propose actions to improve the participation of families in the students' school life. The theoretical foundation was based on studies by Lahire (1997), Paro (2001), Cury (2002a, 2002b), Polonia and Dessen (2005), Castro and Regattieri (2009), Perez (2010), Lück (2011), Libâneo, Oliveira and Toschi (2012) e Saraiva-Junges and Wagner (2016), among others. We carried out a case study, document analysis of meeting minutes, attendance lists, the Pedagogical Political Project, school regulations and data mapping from the Inep covering the period between 2018 and 2023. In the field research, semi-structured interviews were conducted with the school manager, a basic education specialist, two teachers and nine parents/guardians. The research showed that families participate to a limited extent, and the school needs to restructure its practices, promoting spaces for discussions and expanding opportunities for effective participation. Based on the research, the Educational Action Plan was proposed, with strategies to encourage the participation of guardians in school activities. It is hoped to contribute to improving the permanence of students in Brazilian public schools, which could result in improvements in the quality of public education. |
Keywords: | Família Participação Gestão democrática Qualidade da educação Family Participation Democratic management Quality of public education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19010 |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License