https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18991
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
karlapollianesouzarocha.pdf | PDF/A | 6.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Investigação participativa no ensino de biologia para compreender os impactos socioambientais da mineração em Governador Valadares, Minas Gerais |
Author: | Rocha, Karla Polliane Souza |
First Advisor: | Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo |
Referee Member: | Bicalho, Maria Gabriela Parenti |
Referee Member: | Sousa, Filipe Fernandes de |
Resumo: | O ensino de Biologia com enfoque nos desastres sociotecnológicos impactando diretamente o meio ambiente é uma abordagem relevante para promover a formação crítica dos estudantes sobre a relação entre as atividades humanas e o meio ambiente, especialmente sob uma lógica extrativista predatória. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta pedagógica, para estudo e compreensão dos desastres sociotecnológicos que impactam o meio ambiente com foco em mineração no território Médio Rio Doce, a partir de uma abordagem investigativa e participativa no Ensino de Biologia. Este trabalho foi desenvolvido junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, no município de Governador Valadares. As ações realizadas na própria escola foram organizadas em uma Sequência Didática, incentivando a turma a desenvolver pesquisas de cunho bibliográfico, como parte da abordagem por investigação, além de atividades interdisciplinares envolvendo roda de conversa, debates em sala de aula e uma oficina de artes sobre os impactos ambientais da mineração na região. Os materiais produzidos pelos estudantes na atividade de pesquisa e na oficina de artes (poemas, desenhos, pinturas, montagens com fotografias, etc) foram organizados na forma de um manifesto artístico ilustrado, fornecendo valiosas reflexões para a compreensão dos desastres sociotecnológicos da mineração na região, bem como o debate sobre alternativas para prevenção e reparação deles. Como produtos deste trabalho, a elaboração do ebook, do manifesto e a própria sequência didática desenvolvida podem servir de materiais de referência e inspiração para futuras experiências de ensino de Biologia contextualizadas à realidade de territórios impactados pela mineração e outros empreendimentos neoextrativistas. |
Abstract: | Biology education with a focus on sociotechnological disasters affecting the environment represents a meaningful approach to fostering students’ critical understanding of the relationship between human activities and the environment, particularly within the context of a predatory extractivist logic. This study aimed to develop a pedagogical proposal to support the study and comprehension of sociotechnological disasters that impact the environment, with a specific focus on mining activities in the Médio Rio Doce region. The proposal was grounded in an investigative and participatory approach to Biology Education. The project was carried out with students enrolled in the Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) program at Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, located in the municipality of Governador Valadares, Brazil. The educational activities took place within the school and were structured into a Didactic Sequence designed to encourage students to conduct bibliographic research as part of the inquiry-based learning process. Additionally, interdisciplinary activities were implemented, including discussion circles, classroom debates, and an art workshop focused on the environmental impacts of mining in the region. The materials produced by students during the research and art activities—such as poems, drawings, paintings, and photo collages—were compiled into an illustrated artistic manifesto. This output offered valuable insights for understanding mining-related sociotechnological disasters in the region and opened space for reflection and dialogue on possible alternatives for their prevention and remediation. The outcomes of this Project the ebook, the artistic manifesto, and the didactic sequence can serve as reference materials and sources of inspiration for future Biology teaching practices that are contextualized to the realities of territories affected by mining and other neo-extractivist ventures. |
Keywords: | Antropoceno Ensino de biologia Impactos socioambientais Desastres sociotecnológicos Neoextrativismo Anthropocene Biology education Socio-environmental impacts Sociotechnological disasters Neo-extractivism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Access Type: | Acesso Aberto An error occurred on the license name. |
Creative Commons License: | An error occurred getting the license - uri. |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18991 |
Issue Date: | 21-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.