Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18991
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
karlapollianesouzarocha.pdfPDF/A6.24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Reinaldo Duque Brasil Landulfo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3921911954661634pt_BR
dc.contributor.referee1Bicalho, Maria Gabriela Parenti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920514759919744pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Filipe Fernandes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3751333542741383pt_BR
dc.creatorRocha, Karla Polliane Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0180573730547428pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-07T15:51:43Z-
dc.date.available2025-07-07-
dc.date.available2025-07-07T15:51:43Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18991-
dc.description.abstractBiology education with a focus on sociotechnological disasters affecting the environment represents a meaningful approach to fostering students’ critical understanding of the relationship between human activities and the environment, particularly within the context of a predatory extractivist logic. This study aimed to develop a pedagogical proposal to support the study and comprehension of sociotechnological disasters that impact the environment, with a specific focus on mining activities in the Médio Rio Doce region. The proposal was grounded in an investigative and participatory approach to Biology Education. The project was carried out with students enrolled in the Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos – EJA) program at Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, located in the municipality of Governador Valadares, Brazil. The educational activities took place within the school and were structured into a Didactic Sequence designed to encourage students to conduct bibliographic research as part of the inquiry-based learning process. Additionally, interdisciplinary activities were implemented, including discussion circles, classroom debates, and an art workshop focused on the environmental impacts of mining in the region. The materials produced by students during the research and art activities—such as poems, drawings, paintings, and photo collages—were compiled into an illustrated artistic manifesto. This output offered valuable insights for understanding mining-related sociotechnological disasters in the region and opened space for reflection and dialogue on possible alternatives for their prevention and remediation. The outcomes of this Project the ebook, the artistic manifesto, and the didactic sequence can serve as reference materials and sources of inspiration for future Biology teaching practices that are contextualized to the realities of territories affected by mining and other neo-extractivist ventures.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia com enfoque nos desastres sociotecnológicos impactando diretamente o meio ambiente é uma abordagem relevante para promover a formação crítica dos estudantes sobre a relação entre as atividades humanas e o meio ambiente, especialmente sob uma lógica extrativista predatória. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta pedagógica, para estudo e compreensão dos desastres sociotecnológicos que impactam o meio ambiente com foco em mineração no território Médio Rio Doce, a partir de uma abordagem investigativa e participativa no Ensino de Biologia. Este trabalho foi desenvolvido junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, no município de Governador Valadares. As ações realizadas na própria escola foram organizadas em uma Sequência Didática, incentivando a turma a desenvolver pesquisas de cunho bibliográfico, como parte da abordagem por investigação, além de atividades interdisciplinares envolvendo roda de conversa, debates em sala de aula e uma oficina de artes sobre os impactos ambientais da mineração na região. Os materiais produzidos pelos estudantes na atividade de pesquisa e na oficina de artes (poemas, desenhos, pinturas, montagens com fotografias, etc) foram organizados na forma de um manifesto artístico ilustrado, fornecendo valiosas reflexões para a compreensão dos desastres sociotecnológicos da mineração na região, bem como o debate sobre alternativas para prevenção e reparação deles. Como produtos deste trabalho, a elaboração do ebook, do manifesto e a própria sequência didática desenvolvida podem servir de materiais de referência e inspiração para futuras experiências de ensino de Biologia contextualizadas à realidade de territórios impactados pela mineração e outros empreendimentos neoextrativistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAntropocenopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectImpactos socioambientaispt_BR
dc.subjectDesastres sociotecnológicospt_BR
dc.subjectNeoextrativismopt_BR
dc.subjectAnthropocenept_BR
dc.subjectBiology educationpt_BR
dc.subjectSocio-environmental impactspt_BR
dc.subjectSociotechnological disasterspt_BR
dc.subjectNeo-extractivismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleInvestigação participativa no ensino de biologia para compreender os impactos socioambientais da mineração em Governador Valadares, Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.