Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18980
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariajuliamurydaveigacabralcampos.pdf1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.contributor.referee1Sauma, Janderson Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520192961829135pt_BR
dc.creatorCampos, Maria Júlia Mury da Veiga Cabral-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-01T14:35:17Z-
dc.date.available2024-09-18-
dc.date.available2025-07-01T14:35:17Z-
dc.date.issued2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18980-
dc.description.abstractThe present academic work aims to identify and analyze the presence and approach of Active Learning Methodologies in teacher training at the Universidade Federal de Juiz de Fora. To achieve this objective two methods were used, the first was the bibliographic analysis of articles referring to the topic and the techniques associated with them, and the second was the documentary analysis of the Institutional Pedagogical Project updated in 2018 and the Pedagogical Projects of the Licentiate Degree Courses of Juiz de Fora approved by the beginning of December. According to the information obtained, it was discovered that, except for the Physics course, the topic is not covered much in college classrooms. Furthermore, the term does not appear in the Institutional Pedagogical Project and does not appear in some of the Pedagogical Projects of the Coursespt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a presença e abordagem das Metodologias Ativas de Aprendizagem na formação de professores da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para cumprir este objetivo foram utilizados dois métodos qualitativos, o primeiro foi a análise bibliográfica dos artigos referente ao tema e sobre as técnicas associadas à elas e o segundo foi análise documental do Projeto Pedagógico Institucional atualizado em 2018 e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciaturas de Juiz de Fora aprovados até início de dezembro. A partir das informações obtidas foi identificado que, com exceção do curso de Física, o tema não é muito abordado nas salas de aula da faculdade. Ademais, o termo não consta no Projeto Pedagógico Institucional e não aparece em alguns dos Projetos Pedagógicos dos Cursospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectuniversidade federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectprojeto pedagógico institucionalpt_BR
dc.subjectprojeto pedagógico dos cursos de licenciaturapt_BR
dc.subjectactive learning methodologiespt_BR
dc.subjectuniversidade federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectinstitutional pedagogical projectpt_BR
dc.subjectPedagogical projects of the licentiate degree coursespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA implementação e discussão de metodologias ativas nos cursos de licenciatura da universidade federal de juiz de forapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons