https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18977
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Desafios pedagógicos de alfabetização e letramento: uma análise sobre as práticas no 6º ano do ensino fundamental |
Author: | Bellini, Ana Cristina Pimentel Noronha |
First Advisor: | Neves, Lívia Fagundes |
Referee Member: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Referee Member: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo geral compreender de que maneira os/as estudantes, que ingressam no 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches (EEHS), estão sendo recebidos/acolhidos pela Instituição, no sentido de desenvolverem suas habilidades relativas à alfabetização e ao letramento. A necessidade desta pesquisa decorre da constatação da pesquisadora de que os/as estudantes, provenientes da Escola Estadual Eurípedes Prazeres (EEEP), instituição onde trabalhava até 2023, concluíam o 5º ano, de uma forma geral, com uma grande defasagem nas habilidades de leitura e escrita e, ao ingressarem na escola lócus do trabalho apresentavam muitos desafios na etapa final do Ensino Fundamental. O trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa, especificamente em um estudo de caso e, no intuito de atingir o objetivo proposto, define como objetivos específicos: descrever os resultados das avaliações, relativas às habilidades de leitura e escrita dos/das estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches nos anos anteriores ao seu ingresso na instituição, bem como nas avaliações diagnósticas ao ingressarem nesta escola; analisar quais ações são desenvolvidas pela Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, que contribuem para sanar a defasagem na alfabetização e no letramento dos/das estudantes; e propor soluções e estratégias a fim de minimizar as possíveis lacunas verificadas no processo de alfabetização e letramento desses/dessas estudantes do 6º ano da escola objeto deste estudo. Para embasar a discussão, o arcabouço teórico desta pesquisa aborda estudos como os de Ferreiro e Teberosky (1986), Freire (2022), Soares (2004, 2005, 2016, 2017), Street (2014), (Kleiman (1995), Tardif (2014) e Gatti (2008, 2010, 2017). Já como instrumentos da pesquisa qualitativa, foi realizada a entrevista com o diretor e especialista em educação da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, além de uma roda de conversa com os/as professores/as do 6º ano da mesma instituição de ensino. De posse das análises da roda de conversa e das entrevistas, que revelaram lacunas nas habilidades de leitura e escrita, dificuldades na compreensão textual e na produção escrita, além da necessidade de fortalecer a formação continuada dos docentes para o desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à alfabetização, elaborou-se um Plano de Ação Educacional com duas ações principais para minimizar as dificuldades dos alunos em leitura e escrita nos Anos Finais do Ensino Fundamental: (1) projeto Biblioteca Viva para transformar a biblioteca em um espaço dinâmico de letramento; (2) formação continuada: estratégia para qualificação docente com oficinas integradas às reuniões pedagógicas. Assim, espera-se contribuir, a partir desse estudo e do plano de ação sugerido, com as pesquisas no campo da alfabetização e do letramento, mais especificamente nos Anos Finais do Ensino Fundamental, etapa que ainda recebe muitos/muitas estudantes com defasagem na leitura e na escrita. |
Abstract: | This study, developed within the Professional Master’s Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aims to understand how sixth-grade students entering Elementary Education at Escola Estadual Dr. Humberto Sanches (EEHS) are welcomed and supported by the institution in developing literacy and reading/writing skills. The need for this research stems from the researcher’s observation that students from Escola Estadual Eurípedes Prazeres (EEEP), where she worked until 2023, generally completed the fifth grade with significant gaps in reading and writing skills. Upon transitioning to EEHS, these students faced considerable challenges in the final years of elementary education. This qualitative research, structured as a case study, outlines the following specific objectives: (1) to describe the results of assessments related to the reading and writing skills of sixth-grade students at EEHS, both prior to their enrollment and in diagnostic evaluations upon admission; (2) to analyze actions implemented by EEHS to address literacy gaps among students transitioning from the fifth grade at EEEP; and (3) to propose strategies to mitigate identified deficiencies in literacy development for sixthgrade students. The theoretical framework draws on studies by Ferreiro and Teberosky (1986), Freire (2022), Soares (2004, 2005, 2016, 2017), Street (2014), Kleiman (1995), Tardif (2014), and Gatti (2008, 2010, 2017). Based on the analysis of the focus group discussions and interviews, which revealed gaps in reading and writing skills, challenges in text comprehension and written production, as well as the need to strengthen continuing education for teachers to enhance pedagogical practices related to literacy, an Educational Action Plan was developed. This plan outlines two key initiatives to address students' difficulties in reading and writing during the final years of elementary education: (1) the Living Library Project, aimed at transforming the school library into a dynamic literacy space; and (2) Continuing Education, a strategy to enhance teacher qualifications through workshops integrated into pedagogical meetings. This study and its proposed action plan aim to contribute to research in the field of literacy, particularly in the final years of elementary education, which continues to enroll many students with persistent gaps in reading and writing. |
Keywords: | Alfabetização Ensino fundamental Formação continuada Literacy Elementary education Continuing education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18977 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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