Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18976
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
joaogabrielrabellosilva.pdfPDF/A5.75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Além dos números: os desafios e as estratégias da equipe de design e audiovisual do CAEd para promover a apropriação afetiva dos dados das avaliações educacionais
Autor(es): Silva, João Gabriel Rabello
Orientador: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Miembros Examinadores: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Paula, Kelmer Esteves de
Resumo: Este estudo, desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, parte da minha experiência como produtor audiovisual do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Motivado pela necessidade de documentar e aprimorar processos de trabalho, na pesquisa investigo como a equipe de Design e Audiovisual pode potencializar a compreensão e o uso dos resultados de avaliações em larga escala por gestores e educadores. O objetivo geral é descrever e analisar o uso de recursos audiovisuais e de design na comunicação de resultados de avaliações, conduzidas pelo CAEd, em sites que funcionam como plataformas de devolutivas. Buscou-se investigar como a apropriação dos resultados por gestores e educadores pode beneficiar as redes de ensino. A pesquisa se fundamenta em quatro eixo teóricos: (1) a apropriação de resultados (Rodrigues, 2017; Burgos; Bellato, 2019; Filho, 2022), que destaca o papel central dos atores educacionais na transformação de dados em mudanças efetivas; (2) o design como prática ética e estratégica (Flusser, 2017; Cardoso, 2012), que vai além da estética para organizar informações complexas; (3) a emoção e storytelling de dados (Didi-Huberman, 2016; Knaflic, 2018; Alcântara, 2024), onde a combinação entre afeto e clareza impulsiona o engajamento; e (4) a experiência audiovisual (Rezende, 2013; Galeotti, 2021; Graça, 2015; Porte, 2022), para examinar o potencial das diversas técnicas em otimizar a comunicação de dados. A metodologia combinou pesquisa documental, análise de dados de plataformas de avaliação de 2024, entrevista semiestruturada com a profissional que criou o design das plataformas e questionários ao público, cruzando essas percepções com as métricas de acesso - visualização, finalização e retenção - para avaliar o impacto dos vídeos no engajamento e compartilhamento.
Resumen : This study, developed within the professional master’s program in Public Education Management and Evaluation, stems from my experience as an audiovisual producer at the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Motivated by the need to document and enhance work processes, the research investigates how the Design and Audiovisual team can enhance the understanding and use of large-scale assessment results by administrators and educators. The general objective is to describe and analyze the use of audiovisual and design resources in communicating assessment results conducted by CAEd through websites that serve as educational feedback platforms. The study examines how the appropriation of results by education professionals can benefit school networks. The theoretical framework is organized into four axes: (1) the appropriation of assessment results (Rodrigues, 2017; Burgos & Bellato, 2019; Filho, 2022), which emphasizes the central role of educational actors in transforming data into effective changes; (2) design as an ethical and strategic practice (Flusser, 2017; Cardoso, 2012), which goes beyond aesthetics to organize complex information; (3) emotion and data storytelling (DidiHuberman, 2016; Knaflic, 2018; Alcântara, 2024), where the combination of affect and clarity drives engagement; and (4) the audiovisual experience (Rezende, 2013; Galeotti, 2021; Graça, 2015; Porte, 2022), used to explore how diverse techniques can optimize data communication. The methodology combined documentary research, analysis of 2024 assessment platform data, a semi-structured interview with the professional who designed the platforms, and questionnaires applied to the target audience. These perceptions were cross-referenced with platform access metrics - views, completions, and retention rates - to evaluate the impact of videos on engagement and sharing.
Palabras clave : Dados educacionais
Apropriação afetiva de resultados
Design de comunicação
Linguagem audiovisual
Educational data
Affective appropriation of results
Communication design
Audiovisual language
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18976
Fecha de publicación : 8-abr-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons