https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18841
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Avaliações internas: gestão pedagógica para novas metodologias de avaliação da aprendizagem em uma escola estadual mineira |
Author: | Silva, Carla Graciele de Sousa |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
Referee Member: | Leal, Elimar Dutra Ponzzo |
Referee Member: | Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), trata-se de um caso de gestão cujo objetivo geral foi compreender os instrumentos utilizados na avaliação interna da Escola Estadual Caminho Suave, a análise de seus resultados e apresentar sugestões para sua inovação. Para isso, definiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: como a gestão escolar pode contribuir para a diversificação dos instrumentos, bem como para a análise de resultados da avaliação interna, na Escola Estadual Caminho Suave? Os objetivos específicos definidos para a pesquisa foram: analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as legislações vigentes na Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG) a respeito dos instrumentos de avaliação no processo de ensino aprendizagem; conhecer e analisar as concepções da gestão escolar e dos professores com relação à avaliação interna e sua importância para a aprendizagem; identificar e analisar os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores regentes e propor ações que fomentem o diálogo colaborativo sobre a avaliação interna. Utilizando-se da metodologia qualitativa, a investigação se deu em fases distintas. Para a primeira fase, realizaram-se pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com a equipe gestora da escola (diretora, vice-diretora e Especialista da Educação Básica – EEB). Na segunda, entrevistaram- -se dez professores das quatro áreas de conhecimento do Ensino Fundamental Anos Finais por meio de entrevistas estruturadas. A partir da análise dos dados, elaborou-se um Plano de Ação Educacional (PAE) com proposições de ações para a superação dos problemas enfrentados pela escola, contemplando uma reflexão sobre as avaliações externas e internas e suas implicações no processo de ensino aprendizagem e redimensionamento do currículo, discussão e conhecimento dos documentos norteadores da escola e ainda orientações pedagógicas para melhorias no planejamento. As principais referências bibliográficas que fundamentam o texto foram Sacristán (1998, 2013), Hoffmann (1998, 2014), Libâneo (2006) e Luckesi (2022, 2023), dentre outras citadas. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) of the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), is a management case whose general objective was to understand the instruments used in the internal assessment of the Caminho Suave State School, the analysis of its results and present suggestions for its innovation. To this end, the following research question was defined: how can school management contribute to the diversification of instruments, as well as to the analysis of internal assessment results, at Escola Estadual Caminho Suave? The specific objectives defined for the research were: to analyze the Political Pedagogical Project (PPP), the School Regulations and the legislation in force at the Secretaria Estadual de Educação (SEE/MG) regarding assessment instruments in the teaching-learning process; to understand and analyze the conceptions of school management and teachers regarding internal assessment and its importance for learning; to identify and analyze the assessment instruments used by the teachers in charge and propose actions that foster collaborative dialogue on internal assessment. Using qualitative methodology, the research was carried out in different phases. In the first phase, documentary research, bibliographic research and semi-structured interviews were conducted with the school management team (principal, vice-principal and Basic Education Specialist – EEB). In the second phase, ten teachers from the four areas of knowledge of Elementary School Final Years were interviewed through structured interviews. Based on the analysis of the data, an Educational Action Plan (PAE) was prepared with proposed actions to overcome the problems faced by the school, including a reflection on external and internal evaluations and their implications for the teaching-learning process and resizing of the curriculum, discussion and knowledge of the school's guiding documents, and also pedagogical guidelines for improvements in planning. The main bibliographical references that support the text were Sacristán (1998, 2013), Hoffmann (1998, 2014), Libâneo (2006) and Luckesi (2022, 2023), among others cited. |
Keywords: | Avaliação interna Ensino Aprendizagem Gestão pedagógica Recursos para avaliação interna Internal assessment Teaching Learning Pedagogical management Resources for internal assessment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18841 |
Issue Date: | 26-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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